Itapira-SP, Quinta-feira, 25/04/2019

Em um ano vereadores despacham mais de mil matérias - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Em um ano vereadores despacham mais de mil matérias
20/01/2011

Foram 209 projetos de diferentes tipos e 1050 requerimentos e indicações

Durante o segundo ano da 15ª legislatura, os vereadores componentes da Câmara estiveram ativos os 12 meses. Em 44 sessões ordinárias e quatro extraordinárias em 2010, os legisladores discutiram votaram, analisaram e trabalharam para dar andamento às atividades da cidade deliberando mais de mil proposituras.

A secretaria da Câmara realizou um levantamento referente às atividades do ano passado. A pesquisa apontou que os vereadores deliberaram 1.257 proposituras, sendo diferentes tipos de projetos, indicações e requerimentos.

As matérias deliberadas são de autoria dos vereadores e também do Executivo. Projetos de Lei, Lei Complementar, Resolução e Decreto Legislativo, somam 207 textos. A maioria, 200 deles, foi aprovada o que representa 96.6% de aprovação dessas proposituras no Legislativo. Do global, três foram arquivadas, duas rejeitadas e outras duas retiradas pelos autores.

Vale frisar que não entraram na soma geral projetos que ainda tramitam na Casa, e não receberam despacho em plenário. São dois Decretos Legislativo, um Projeto de Resolução, quatro projetos de lei complementar, e mais cinco projetos de lei.

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES

\O maior volume de material ficou por conta das indicações e requerimentos, que somam 1050 proposituras. As indicações, 462 no total, em sua maioria compreenderam sugestões ao Prefeito ou a outras instituições para que realizem alguma melhoria na cidade, em atendimento a pedidos da população. Vale ressaltar que a execução destas melhorias não cabe ao vereador e sim à Prefeitura. O vereador pela sua função, não pode executar nada, seu papel é o de legislar, e neste caso ser um elo entre administração e necessidade do cidadão.

Já os requerimentos também cumprem outra atividade do vereador, que é a fiscalização e solicitar a outros órgãos governamentais melhorias para o município. Foram ao todo 332 textos, que em sua maioria pediam informações ao poder Executivo sobre vários assuntos. Os votos de Pesar, que são requeriment5os a familiares que perderam entes queridos, e os vereadores se manifestam lamentando o fato chegaram a 256 despachos.

__________________________________________________________________________________

CONFIRA A ATIVIDADE DA CÂMARA EM 2010

SESSÕES

Ordinárias: 44