Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Emoção e júbilo marcam homenagem aos 104 anos da Banda Lira Itapirense - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Emoção e júbilo marcam homenagem aos 104 anos da Banda Lira Itapirense
28/06/2013

\

A sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 27, em homenagem aos 104 anos da Banda Lira Itapirense, foi marcada por muita emoção. Cerca de 40 pessoas entre convidados e familiares dos músicos acompanharam a cerimônia comemorativa realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Itapira.

\

Além dos representantes do legislativo, a cerimônia contou ainda com as presenças do prefeito municipal José Natalino Paganini e do diretor municipal de Cultura e Turismo Marcelo Dragone Iamarino. As ausências ficaram por conta dos vereadores Rafael Donizete Lopes e César Augusto da Silva, por motivo de compromissos assumidos anteriormente, justificativa lida em plenário.

\

Vale frisar que a celebração a esse importante e histórico grupo musical de Itapira é estipulada pela Lei 4.430/2009, de autoria do atual presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Sartori, que instituiu o Dia Municipal da Banda Lira Itapirense em 10 de abril, data da fundação da corporação musical ocorrida em 1909. Durante a sessão, Sartori confessou tratar-se de uma justa e merecida homenagem. “Não é sem razão que nos orgulhamos de sua centenária existência e aqui nos encontramos para homenagear desde seus fundadores, primeiros componentes e diretores, bem como os atuais dirigentes, músicos e colaboradores. Todos amplamente merecedores da nossa admiração e reconhecimento, a exemplo de seus regentes, aos quais rendemos nossas homenagens nesse momento na pessoa do maestro Maurício Perina, que tem realizado um trabalho extraordinário e digno dos maiores e mais sinceros elogios”, destacou o presidente.

“Finalizando, gostaria de ressaltar a importância de seguirmos cultuando valores da nossa terra como a Banda Lira Itapirense, para que possamos legar às futuras gerações o privilégio de contar e preservar essa constelação de músicos e colaboradores de primeira grandeza, verdadeiro patrimônio artístico e cultural itapirense”, completou.

O vereador Maurício Cassimiro de Lima e o prefeito José Natalino Paganini também fizeram uso da palavra. O primeiro, visivelmente emocionado, relembrou momentos de sua infância em que a Banda Lira esteve sempre presente. Já Paganini, além de citar um a um todos os maestros que passaram pela centenária corporação musical, parabenizou à todos. "Eu assumo o compromisso de continuar incentivando este projeto e farei o possível para ampliar a sede da Banda até o final do meu mandato, pois vocês merecem isso e muito mais", disse o prefeito.

\

O presidente da Banda Lira, Sr. Luiz Fernando Almeida e o maestro Maurício Perina também usaram da tribuna para agradecer as homenagens recebidas, e destacaram a importância  dos convênios celebrados com a Prefeitura Municipal e com a empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos. "É o que tem possibilitado ampliarmos nosso trabalho, oferecendo um leque de oportunidades através de uma ampla variedade de cursos", lembrou o maestro Maurício Perina.

\

“A Banda Lira atende hoje cerca de 417 alunos, graças às parcerias com a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Cultura e Turismo e da Promoção Social. Este ano também contamos com outra importante patrocínio do Cristália, através do Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, que permitiu a ampliação do trabalho já existente e a criação de novos núcleos de ensino musical gratuito. Com uma diretoria dinâmica e também uma equipe de profissionais especializados, a Banda Lira continua escrevendo sua história de 104 anos com muita seriedade e principalmente cumprindo seu papel de utilidade pública”, destacou Perina.

\

A Corporação Banda Lira Itapirense coloca hoje à disposição da comunidade 9 núcleos de ensino musical gratuito, onde 14 cursos são ministrados (flauta, clarineta, saxofones, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, bateria, percussão, fanfarra, banda marcial, musicalização/coral infantil, violões). Ao todo, 13 profissionais entre professores especializados e equipe administrativa trabalham incansavelmente. Por ano, são cerca de 60 apresentações em eventos cívicos, festas populares, religiosas, ou se apresentando em concertos especiais como por exemplo o já tradicional Concerto Especial, com participações de artistas locais.­­­

\

Durante a sessão, os cerca de 40 componentes da Banda instalados no plenário da Câmara, fizeram intervenções pontuais, trazendo muita emoção, alegria e júbilo aos presentes.