Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Equipamento do Centro Público de Infrormática já está com a Prefeitura - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Equipamento do Centro Público de Infrormática já está com a Prefeitura
03/02/2012

Mudança para Barão deve ser finalizada na próxima semana

A Câmara Municipal de Itapira recebeu na manhã de sexta-feira (03) uma equipe da Prefeitura para a retirada dos equipamentos do Centro Público de Informática Harley Marella. Todos os computadores e periféricos, que antes faziam parte de um programa existente dentro das dependências do Legislativo, foram doados para a Promoção Social, por meio de uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa no final de novembro do ano passado.

Na próxima semana o Executivo finalizará toda a mudança, levando os móveis para a montagem completa do espaço que passará a funcionar em um prédio no bairro de Barão Ataliba Nogueira.

Segundo informações colhidas junto à Chefe de Projetos de Programas com Crianças e Adolescentes do Departamento de Promoção Social, Rosana Rogatto da Silva, a sala que receberá o centro público de informática já passou por toda a reforma necessária, como pintura, arrumação, colocação de grades na janela, etc, para que a atividade seja iniciada. O próximo passo será a instalação dos computadores e inauguração oficial, com data ainda a ser marcada pelo Executivo. Após inaugurado o projeto funcionará no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares, prédio que era ocupado pelo NAI no local.

O Presidente do legislativo, Manoel Marques (PV), autor da iniciativa da  transferência do programa, explicou que tomou a decisão de doar todos os equipamentos após avaliar a pouca procura pelo serviço na Câmara, e detectar que os computadores e serviços de um centro público de informática poderiam ter mais utilidade em outro ponto da cidade, sobretudo na área social. O objetivo foi acatado pelos outros dois membros da Mesa, Toninho Orcini (PDT) e Luis Hermínio Nicolai (PT). Um projeto de resolução regulamentando a doação foi aprovado por unanimidade em 22 de novembro no ano passado.

O texto definiu que o nome ao homenageado fosse mantido assim como o propósito inicial do projeto, que é oferecer acesso à informática e internet gratuitamente aos cidadãos por meio de um centro público. “O importante é que esse investimento tido pela Câmara atinja seu objetivo que é beneficiar a população”, avaliou Marques. Após uma conversa com a diretora de Promoção Social, Regina Ramil, ficou estabelecido que o bairro beneficiado seria de Barão, para que os Centro Público  ampliasse a atuação de diversos programas que já ocorrem naquela localidade.

Inicialmente o Centro Público de Informática foi inaugurado pela Câmara em dezembro de 2010, por uma iniciativa do então presidente Paulo Andrade (PSDB). Porém, até novembro de 2011, ou seja, quase um ano após iniciar a sua atividade, o local recebeu apenas algumas visitas segundo a Secretaria da Casa.

O Centro Público de informática conta com oito computadores completos, mais um computador para trabalhar como servidor, além de bancada e cadeiras, impressora a laser, softwares devidamente registrados e outros periféricos, que o permite estar pronto para ser colocado em prática em qualquer localidade.

Foto: Assessoria Câmara Municipal

Funcionários do Executivo realizaram a mudança dos equipamentos