Itapira-SP, Sexta-feira, 14/12/2018

Expectativa é grande entre alunos, eleitos e diretores - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Expectativa é grande entre alunos, eleitos e diretores
23/03/2012

Após resultado das eleições a espera é pela parte prática na Câmara

O projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal entrará em abril na fase prática dentro da Casa. Após todo o período eleitoral que resultou na escolha dos 14 jovens representantes de oito escolas da cidade no programa, a expectativa entre alunos, diretores e próprios eleitos é grande em relação a como serão os próximos passos do cronograma.

Foto: Zalberto

A aluna do segundo ano de Ensino Médio da Etec (Escola Técnica Estadual) João Maria Stevanatto, Isis Bagini, 16, foi eleita com maior número de votos entre todos os candidatos e escolas participantes. Angariou 94 votos no total. “Candidatei-me, pois sabia que teria tempo para me dedicar a essa função. Quero ser um elo entre comunidade e poder público, e acredito que não terei dificuldades”, afirma a estudante, que por intermédio da própria escola possui até assessores, um grupo de alunos que a ajudarão nas suas atividades como jovem parlamentar. Ela ainda frisa que decidiu entrar na disputa pelo fato que “cada um deve fazer sua parte”.

Da mesma maneira a aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Ativa e ‘eleitora’ no Parlamento Jovem, Randara Rogatto da Silva, 16, acha que o projeto é uma maneira de ajudar. “Achei o projeto interessante, pois é uma maneira de levar a opinião da nossa escola e também dos jovens”, enfatizou a estudante logo após realizar a votação.

Os diretores também aguardam de forma ansiosa e positiva a continuidade do projeto. “Acho muito válido o Parlamento Jovem. É uma experiência para a vida política deles”, afirmou a coordenadora do ensino médio no período matutino do Colégio Objetivo Ainée Aparecida Sartori Fagundes. “Precisamos de adolescentes com visão política”, enfatizou a assistente técnica administrativa da Etec, Daniela Bellini Altafini.

Já a professora de inglês, que na oportunidade representava a coordenadoria de ensino médio da ETEC, Cibele Cristiani Canela Topan, se mostrou contente com o resultado. “Gostei muitos, ficamos surpresos pela participação que tivemos. Fizemos o processo mais próximo do real que pudemos, com mesários, apresentação de documentos, etc”, contou.

O PROEJTO

Foto: Assessoria Cãmara Municipal

\O Parlamento Jovem consiste na criação de um parlamento formado por estudantes de Itapira que irão exercer um mandato anual, de 5 de abril a 20 de dezembro. Toda a atividade do jovem parlamentar será balizada por um regimento interno já criado especificamente para o projeto.

Serão 14 representantes englobando a faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente. O processo seletivo e eleitoral ocorreu nas escolas que aderiram ao programa, incentivando assim o estudante a conhecer desde o princípio a atividade política e democrática de forma prática. Após tomarem posse os parlamentares jovens terão várias atividades iguais a de um vereador, como a eleição de uma mesa diretora, apresentação de sugestões para melhorias na cidade, projetos, etc.

Apesar de não valer legalmente, as sugestões e conteúdo apresentado pelos jovens poderão servir de base para ações dos vereadores de Itapira, para que eles apresentem de forma oficial e legal uma indicação, requerimento e até mesmo projetos de lei.

Na Interativa votação foi movimentada