Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Familiares e amigos prestigiam homenagem ao prof. Luiz Ehmke - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Familiares e amigos prestigiam homenagem ao prof. Luiz Ehmke
07/04/2014

Cerca de 70 pessoas, entre familiares e amigos, prestigiaram na manhã de sábado, dia 05, no plenário da Câmara Municipal de Itapira, a sessão solene para outorga do título de cidadania itapirense ao ilustríssimo professor e diretor aposentado da escola estadual “Pedro Ferreira Cintra”, Sr. Luiz Ehmke.

Na ocasião, também estiveram presentes o prefeito municipal José Natalino Paganini, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itapira, Sra. Sônia de Oliveira Marques Paganini, os ex vereadores Sérgio Cachiba e Antônio Cescon, além do presidente da Fundação Espírita Américo Bairral, Luiz Alberto Mello Rosato e Thiago Fontolan Batista, presidente do Par Espírita Gracinda Batista.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o presidente da Casa: “A história de vida do professor Luiz Ehmke é um constante semear de conhecimentos, de solidariedade, de dedicação e amor aos seus semelhantes, em todas as atribuições que tão bem desempenhou na nossa querida Itapira”, destacou o presidente Carlos Alberto Sartori. E completou: “Para finalizar, faço uso das palavras de Paulo Freire: Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”, finalizou.

Já o prefeito municipal José Natalino Paganini fez uma bela citação durante seu discurso. “O motivo translúcido para a concessão de sua cidadania é, sem dúvida, o que ele representou para a Educação. O prof. Luiz Ehmke é uma pessoas atravessada de luz. A luz do conhecimento, da compreensão, da dedicação, do caráter sério, qualidades que fazem de um professor um verdadeiro guia, um farol que continua orientando mesmo quando nos afastamos dele”, destacou o prefeito. E completou: “Tenho certeza que muitos alunos concluíram seus estudos, foram para outras escolas e se afastaram do professor Luiz Ehmke, mas jamais perdendo de vista seus ensinamentos”.

Marcos Paulo da Silva, vereador autor do projeto que concedeu a honraria, destacou a mais que justa homenagem. “Hoje esta Câmara faz justiça ao homenagear este homem de caráter firme, que por muitos anos educou e orientou diversas gerações de itapirenses. Ver este plenário repleto de familiares, amigos e até mesmo ex alunos, é uma prova disso. Só temos a agradecer!”.

O homenageado foi o último a fazer uso da palavra. Visivelmente emocionado, lembrou toda sua trajetória de vida, desde sua vinda para Itapira com a família quando tinha apenas dois meses de idade, passando pela sua infância na rua dos Biris e no Parque Juca Mulato, a juventude e a união matrimonial com Ignês Cescon, de tradicional família itapirense, até sua aposentadoria na escola estadual “Pedro Ferreira Cintra” em 1982, onde fez amizades que cultua até hoje.

“Eu agradeço esta Casa por esta homenagem. Eu sempre me considerei itapirense de fato, mas hoje, eu posso dizer que me tornei um itapirense de direito, Agradeço a todos por este dia”, finalizou.