Itapira-SP, Sábado-feira, 19/01/2019

Fazenda presta contas do 3º quadri de 2017 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Fazenda presta contas do 3º quadri de 2017
26/02/2018

Arrecadação frustra e chega apenas a 86,2% do previsto

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal recebeu em audiência pública na tarde de sexta-feira (23) a prestação de contas da Secretaria Municipal de Fazenda, referente ao 3º quadrimestre de 2017. Pelo que demonstrou os números, ao longo de todo exercício a municipalidade arrecadou menos que o previsto pela LDO.

Como a audiência tratava dos quatro últimos meses do ano, a equipe técnica da Prefeitura, responsável pelas explanações, preparou a apresentação também em números gerais. O relatório entregue à Comissão aponta que o total da receita em 2017 foi de R$ 245,3 milhões, o que corresponde a apenas 86,2% dos R$ 284,3 milhões previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Enquanto isso as despesas somaram R$ 240,5 milhões. Somente no 3º quadrimestre o Poder Público Municipal arrecadou R$ 86,3 milhões, 30,3% da receita total, enquanto que a despesa ficou em R$ 84,4 milhões.

A audiência foi presidida pela vereadora Beth Manoel, com a presença do membro vereador Mino Nicolai. A prestação de contas ocorre em atendimento à lei federal 8.689, à emenda constitucional 29 e a Lei Orgânica do Município de Itapira. Novamente o evento contou com baixa participação popular. As explanações ficaram por parte do diretor financeiro Walteir de Freitas.

Os números são negativos frente a LDO já que a arrecadação ficou abaixo do previsto, enquanto os gastos se mantiveram dentro do esperado. Um relatório pormenorizado foi entregue ao final da audiência aos membros da comissão de Finanças e Orçamento, detalhando as receitas e gastos do 3º quadrimestre de 2017 e exercício como um todo.