Itapira-SP, Sábado-feira, 23/03/2019

Fazenda presta contas do 3º quadrimestre de 2018 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Fazenda presta contas do 3º quadrimestre de 2018
26/02/2019

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal recebeu em audiência pública na noite desta segunda-feira, 25, a prestação de contas da Secretaria Municipal de Fazenda, referente ao 3º quadrimestre de 2018. A audiência foi presidida pelo vereador Toninho Marangoni (PP).

De acordo com o relatório, no 3º quadrimestre, o Poder Público Municipal arrecadou R$ 97,1 milhões, 30,45% da receita total, enquanto que a despesa ficou em R$ 97,9 milhões. No setor da Educação, a receita de impostos e transferências foi de R$ 172,2 milhões. Dos 25% de aplicação mínima obrigatória (R$ 43 milhões), foram aplicados 26,87% (R$ 46,2 milhões). Já na área da Saúde, a receita de impostos e transferências de R$ 169,3 milhões. Dos 15% de aplicação mínima obrigatória (R$ 25,3 milhões), foram aplicados 27,7% (R$ 46,9 milhões), cumprindo-se assim à exigência em ambos os casos.

Em termos gerais, ou seja, no acumulado ao longo de todo exercício financeiro de 2018, a municipalidade arrecadou menos que o previsto pela LDO. Segundo o relatório entregue à Comissão, o total da receita em 2018 foi de R$ 278,8 milhões, o que corresponde a 87,45% dos R$ 318,8 milhões previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Enquanto isso as despesas somaram R$ 254,9 milhões. De acordo com a equipe técnica, a frustração se deu principalmente pelas operações de crédito. Dos R$ 36,9 milhões previstos, apenas R$ 400 mil se confirmaram. As transferências de capital também decepcionaram. Dos R$ 16,7 milhões previstos, apenas R$ 4,9 milhões foram realizados.

A prestação de contas ocorre em atendimento à lei federal 8.689, à emenda constitucional 29 e a Lei Orgânica do Município de Itapira. Novamente o evento contou com baixa participação popular. As explanações ficaram por parte do Secretário Municipal da Fazenda João Batista Bozzi, auxiliado pelo diretor financeiro Walteir de Freitas e pelo consultor João Caetano Neto. Um relatório pormenorizado foi entregue ao final da audiência à comissão de Finanças e Orçamento.