Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Indicações do Parlamento Jovem são encampadas por vereadores - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Indicações do Parlamento Jovem são encampadas por vereadores
18/05/2012

Matérias serão envaidas ao Executivo

Duas indicações apresentadas e aprovadas pelos estudantes participantes do projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itapira foram acatadas pelos vereadores da Casa durante a sessão de terça-feira (15). Desta maneira, ambas as matérias serão encaminhadas oficialmente ao Executivo.

O assunto foi discutido durante o encontro dos Legisladores após receberem cópias do material despachado pelos estudantes. Por lei, o Parlamento Jovem não pode apresentar seus textos e projetos como Legislativo. Por isso, os vereadores analisam o material e encampam a idéia, dando o devido crédito aos alunos, para que elas possam ser apresentadas oficialmente, e, se possível, colocadas em prática.

Logo no início da sessão o Presidente da Câmara, Manoel Marques (PV), explicou aos outros vereadores a situação e enfatizou que todos já estavam com cópias dos textos dos estudantes. Após o intervalo, ainda no expediente, a vereadores Sônia Calidone (PT) sugeriu que as duas matérias dos jovens fossem encampadas pela Casa. Após uma rápida discussão os vereadores decidiram por unanimidade acatar ambas as propostas.

Uma das indicações é da aluna da ETEC (Escola Técnica Estadual) João Maria Stevanatto, Danielle Ribeiro. Ela solicita estudos por parte da Prefeitura para que conceda um auxílio-transporte, por meio de um subsídio de 50%, aos estudantes do ensino técnico do município. Os parlamentares devem apresentar uma indicação com o mesmo teor na próxima sessão, dia 22.

Com tal iniciativa a administração municipal impedirá que os gastos com transporte mensal desses jovens possam eventualmente interromper seus estudos, praticando inclusive um ato de justiça para com os mesmos e seus familiares, ao abrir-lhes perspectivas de um futuro melhor através da conclusão dos cursos técnicos oferecidos pela ETEC”, explica a estudante no corpo do texto.

A outra indicação é de autoria do aluno da escola Sesi, Gabriel Pedroso. O texto pede melhorias no asfalto da Rua Santo Malandrin no bairro Flávio Zacchi. Como os vereadores já apresentaram uma matéria igual sobre este tema, o texto do Parlamentar Jovem não poderá virar uma indicação dos vereadores, por ser correlata. Porém, será enviada ao Executivo como forma de ofício.

As indicações dos estudantes foram aprovadas por unanimidade entre os jovens parlamentares na sessão do dia 03 de maio.  Além destes dois documentos dois projetos de lei estão em tramitação. Eles ainda passaram pela análise das comissões e deverão ser votados no próximo encontro dos estudantes, dia 11 de junho.