Itapira-SP, Segunda-feira, 20/05/2019

Luan Rostirolla já trabalha para ampliar acessibilidade do site da Câmara Municipal - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
24/01/2019

Novas ferramentas visam contemplar deficientes visuais e auditivos

Com o intuito de levar a cabo uma política de inclusão, o presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Luan Rostirolla (PRB), vem trabalhando junto ao setor de Tecnologia da Informação (TI), na busca por novas ferramentas que permitirão maior acessibilidade ao site oficial do Legislativo itapirense. Sempre preocupado com a transparência e levando em consideração que o poder da web nos dias de hoje está na sua universalidade, um esforço conjunto entre presidente, servidores e empresas especializadas já vêm ocorrendo para implantação de novas tecnologias, seguindo as principais tendências mundiais – inclusive as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) e do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web.

Na prática, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida poderão navegar pelo site oficial da Câmara Municipal de Itapira, (www.camaraitapira.sp.gov.br), por meio de recursos que serão implantados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado. Para complementar o pacote de melhorias, há ainda a perspectiva de implantação do sistema de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais e também do sistema de áudio.

“Acesso para todos, independente de deficiência, é um aspecto essencial nos dias de hoje”, destacou o presidente.

A proposta de um website bem concebido e acessível é a de beneficiar as pessoas com necessidades especiais, permitindo a qualquer pessoa navegar, entender, perceber e interagir com o conteúdo de forma eficaz ao utilizá-lo.

“A ideia é beneficiar pessoas com qualquer tipo de deficiência, bem como pessoas idosas ou com conexões lentas, por exemplo. Ainda não temos um prazo definido, mas a ideia é implantar estas melhorias o mais rápido possível”, finalizou Rostirolla.