Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Major Mello Araújo debate Segurança Pública na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Major Mello Araújo debate Segurança Pública na Câmara
28/02/2014

Atendendo uma solicitação do presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Carlos Alberto Sartori, o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar de Mogi Guaçu, Major Mello Araújo, participou nesta quinta-feira, 27, de uma espécie da audiência pública no plenário da Casa, ocasião em que foram discutidas diversas questões sobre Segurança Pública, principalmente as ações que a Polícia Militar vem implantando em Itapira e região no combate a criminalidade.

De acordo com o Major Mello, a primeira iniciativa foi realizar a reciclagem dos soldados, trazendo equipes especializadas como a Ronda Ostensiva Tobias Aguiar (ROTA), o Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), que promoveram desde o início do mês treinamentos específicos de abordagem e operações. Durante o encontro na Câmara, o comandante também solicitou o apoio dos parlamentares junto às comunidades por eles representadas, no sentido de desenvolver um trabalho conjunto com a Polícia Militar.

“Cada um de vocês, vereadores, representa uma parcela da sociedade, por isso, eu solicito que vocês transmitam uma mensagem de trabalho em conjunto, ombro a ombro mesmo com a Polícia Militar, pois somente através de atitudes proativas da própria comunidade é que teremos mais condições de atuar e atuar bem. Hoje, os cidadãos dispõem de várias ferramentas para nos ajudar, pois além do já conhecido 190, temos também o disk denúncia e o Facebook, todas ferramentas seguras para o cidadão denunciar qualquer tipo de irregularidade. Estas informações são de grande valia para que a polícia possa fazer o seu trabalho com mais eficácia”, destacou Mello.

Ainda durante a audiência, o comandante sugeriu ao Legislativo a criação de uma medalha anual como forma de reconhecimento aos soldados que se destacarem ao longo do ano. Contou sobre sua experiência em outras cidades e como pequenas atitudes como esta transformaram a percepção da população em relação à PM.

“Eu já reuni todos os soldados e orientei para que eles se aproximem mais da população, que sorriam mais, que abracem as pessoas na rua, ouçam suas reivindicações, ou seja, que torne este relacionamento mais amigável, desmistificando a PM”, completou o Major.

Ao final do encontro, a palavra foi aberta a população e representantes do Conselho Municipal de Segurança (Comseg) presentes. Diversas solicitações foram encaminhadas diretamente ao Major que prometeu tomar providências urgentes.

Para finalizar, o presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Sartori, responsável pelo encontro, sugeriu a criação da Medalha “Joaquim Firmino”, em alusão ao delegado abolicionista.