Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

Morre o ex Presidente da Câmara, Professor Orlando Dini - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Morre o ex Presidente da Câmara, Professor Orlando Dini
28/12/2016

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 28, o ex vereador e presidente da Câmara Municipal de Itapira, Professor Orlando Dini. Aos 92 anos de idade, Dini, que também foi vice-prefeito entre os anos de 1983 e 1988, durante a gestão do prefeito David Moro Filho (in memorian), teve seu quadro de saúde complicado após um caso de pneumonia.

Orlando Dini nasceu em Itapira em 21 de Agosto de 1924, filho do casal Sr. Ferrucio Dini e Sra. Clélia Del Corso. Foi casado com Gilda de Ulhoa Canto Dini, com que teve os filhos Paulo Sérgio Pereira Dini e Heloisa Helena Pereira Dini Ferian.

Na vida pública, Orlando Dini foi por três vezes eleito vereador na Câmara de Vereadores de Itapira. Compôs a 3ª legislatura (1956 a 1959); a 5ª legislatura (1964 a 1968) e a 8ª legislatura (1977 a 1982), tendo presidido o Poder Legislativo em 1965. Foi vice-prefeito eleito e prefeito municipal em exercício por várias oportunidades, tendo desempenhado ainda as funções de redator da Lei Orgânica do Município de Itapira.

Foi professor, secretário e diretor das principais escolas da cidade, como a "Elvira Santos de Oliveira", "João Simões", "Antônio Caio" e "Júlio Mesquita", além de ter sido proprietário e educador da Escola Técnica de Comércio de Itapira.

No Esporte, foi incentivador do futebol itapirense, sendo secretário e treinador da Sociedade Esportiva Itapirense, além de fundador e técnico de equipes infantis e juvenis de nossa cidade.

Mais recentemente e já aposentado, atuava no setor de Atos Oficiais da Prefeitura Municipal como uma espécie de conselheiro e revisor das leis municipais.

Em 2009, foi homenageado pela administração municipal dando nome ao Centro Multi-Uso localizado ao lado do Ginásio de Esportes “Benedito Alves de Lima”, o Itapirão. No local são desenvolvidas diversas atividades esportivas como o tênis de mesa, dança, entre outras modalidades.

O corpo está sendo velado no Velório Municipal da Saudade e o sepultamento será no Cemitério Municipal da Saudade às 17h00.