Itapira-SP, Quinta-feira, 25/04/2019

Município aplicou 28,7% do orçamento na Saúde em 2018 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Município aplicou 28,7% do orçamento na Saúde em 2018
28/02/2019

A Secretaria Municipal da Saúde prestou contas de seu orçamento na Câmara Municipal, durante a audiência pública na noite de quinta-feira, 27. Os números apresentados à comissão de Finanças e Orçamento se deram em termos globais, referentes a todo exercício de 2018.

A audiência foi presidida pela vereadora Professora Marisol (PSD), e contou com a presença do vereador Toninho Marangoni (PP), integrante da Comissão de Finanças e Orçamento, além dos diretores e funcionários da pasta. Segundo o relatório apresentado, em 2018, o município empenhou recursos com a Saúde no valor aproximado de R$ 68 milhões.

Desse total, cerca de R$ 48 milhões equivale a recursos do próprio município, sendo aplicado o montante de 28,7% na área de saúde, número bem acima dos 15% determinado pela legislação. As demais receitas, R$ 20 milhões, foram oriundas de transferências do SUS e convênios com o Estado e a União.

De acordo com o relatório, a maior despesa na área da Saúde continua sendo os vencimentos e vantagens fixas (gasto com pessoal) que foi de R$ 33,6 milhões; seguido por Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica com R$ 14,6 milhões e Material de Consumo com R$ 7,5 milhões.

A audiência foi acompanhada pelo Secretário Municipal Interino de Saúde, Cláudio Silvestrin e pela diretora do Hospital Municipal Vera Vômero, explanada pelo técnico orçamentário Rodrigo Penna. A presença popular mais uma vez foi diminuta. Ao final da audiência, um relatório pormenorizado foi entregue ao representante e membro da Comissão.