Itapira-SP, Quinta-feira, 25/04/2019

Município aplicou 28,97% do orçamento na Saúde em 2015 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Município aplicou 28,97% do orçamento na Saúde em 2015
31/03/2016

A Secretaria Municipal da Saúde prestou contas de seu orçamento na Câmara Municipal, durante a audiência pública na tarde de quarta-feira (30). Os números apresentados à comissão de Finanças e Orçamento foram relativos aos quatro últimos meses do ano passado e também a todo exercício de 2015.

Novamente a presença do público foi pequena. A audiência foi presidida pelo vereador Pedro Tadeu Stringuetti (PPS), e contou com a presença dos diretores e funcionários da pasta. Segundo o relatório apresentado, em 2015, o município empenhou recursos próprios com a Saúde no valor aproximado de R$ 60,5 milhões.

Desse total, cerca de R$ 42,7 milhões equivale a recursos do próprio município, sendo aplicado o montante de 28.97% do orçamento municipal na área de saúde, número acima dos 15% determinado pela legislação. O restante, perto de R$17 milhões, é proveniente de convênios e transferências do Estado e União. Os valores arrecadados no mesmo período se apresentam aproximadamente iguais.

A maior despesa na Saúde continua sendo os vencimentos e vantagens fixas (gasto com pessoal) que foi de R$ 30,7 milhões, seguido por Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica com R$ 13,3 milhões e Material de Consumo com R$ 6,5 milhões.

A audiência foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, e explanada pelo técnico orçamentário Luiz Fabiano Rama, que deu as explicações solicitadas pela imprensa, esclarecendo as dúvidas surgidas durante a audiência. Ao final da audiência, um relatório pormenorizado foi entregue ao representante e membro da Comissão.