Itapira-SP, Quarta-feira, 23/05/2018

Usuário
Senha

Município aplicou 29% do orçamento na Saúde em 2016 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Município aplicou 29% do orçamento na Saúde em 2016
27/03/2017

A Secretaria Municipal da Saúde prestou contas de seu orçamento na Câmara Municipal, durante a audiência pública na tarde de quarta-feira (22). Os números apresentados à comissão de Finanças e Orçamento foram relativos aos quatro últimos meses do ano passado e também a todo exercício de 2016.

Novamente a presença do público foi pequena. A audiência foi presidida pelo vereador Rafael Donizete Lopes (PROS), e contou com a presença das vereadoras Beth Manoel (PSDB) e Professora Marisol (PSD), ambas integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento, além do líder do prefeito na Casa, vereador Luan Rostirolla (PRB), diretores e funcionários da pasta. Segundo o relatório apresentado, em 2016, o município empenhou recursos com a Saúde no valor aproximado de R$ 63,9 milhões.

Desse total, cerca de R$ 45 milhões equivale a recursos do próprio município, sendo aplicado o montante de 29,1% do orçamento municipal na área de saúde, número acima dos 15% determinado pela legislação. O restante, perto de R$18 milhões, é proveniente de convênios e transferências do Estado e União. Os valores arrecadados no mesmo período se apresentam aproximadamente iguais.

A maior despesa na Saúde continua sendo os vencimentos e vantagens fixas (gasto com pessoal) que foi de R$ 34,9 milhões, seguido por Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica com R$ 13,9 milhões e Material de Consumo com R$ 7,5 milhões.

A audiência foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, e explanada pelo técnico orçamentário Rodrigo Pena, que deu as explicações solicitadas pela imprensa, esclarecendo as dúvidas surgidas durante a audiência. Ao final da audiência, um relatório pormenorizado foi entregue ao representante e membro da Comissão.