Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Na presidência, Marques comunica ampliação de trabalhos e abertura de concurso público - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
04/01/2011

Segunda-feira foi marcada por reuniões e análise da atual

situação administrativa da Câmara

Em seu primeiro dia de trabalho como Presidente da Câmara Municipal, o vereador Manoel Marques (PV) cumpriu uma agenda junto aos servidores que teve por objetivo definir estratégias de ações dentro da sede do Poder Legislativo. Apesar de afirmar que mudanças bruscas não ocorrerão nos primeiros 60 dias, o parlamentar disse que quer dar maior amplitude aos trabalhos Legislativos e para isso será necessário abrir um concurso público para contratação de mais servidores.

A medida será necessária uma vez que durante seu mandato haverá a aposentadoria de alguns funcionários do atual corpo de trabalhadores. Para não desfalcar a equipe, novos servidores devem ser treinados e aprenderem as funções o mais rapidamente para substituírem aqueles que saírem de atividade.

O novo presidente já determinou que a secretaria jurídica da Casa tome as medidas para que um edital de convocação do concurso seja redigido, e ainda no primeiro trimestre esteja publicado visando finalidade de todo o processo seletivo ainda este ano.

“Além da questão de aposentadoria de alguns servidores, a Câmara tem a necessidade de mais funcionários para ampliação dos trabalhos e para que aqueles que já estão empregados possam desempenhar ainda melhor as suas funções, mesmo porque, atualmente, eles estão com um acúmulo de serviço. Temos, por exemplo, dois carros e nenhum motorista, assim, sempre que temos uma viagem um funcionário tem que deixar seus afazeres para dirigir o veículo”, analisou.

Após as reuniões com os funcionários Marques adiantou que durante seus dois anos de mandato terá como objetivo ampliar ainda mais a comunicação entre população e poder Legislativo abrindo mais as portas da Câmara para o cidadão e fortalecendo a imagem da Casa frente ao município.

Foto: Assessoria Câmara Itapira

\“A Câmara tem um papel importante na administração da cidade. Vamos trabalhar ao máximo para que isso fique evidente e que as pessoas tomem ciência desta situação. Outros presidentes fizeram um bom trabalho objetivando trazer o público para a Casa, nós vamos fazer o inverso, levá-la até a população. Por isso, para que as ações ganhem mais dinamismo, é preciso algumas modificações que ocorrerão ao longo do tempo, como por exemplo, a contratação de mais servidores por meio de concurso público”, adiantou.

O presidente definiu ainda algumas ações que envolvem sua rotina dentro da Casa, como atendimento ao público, presença praticamente diária na sede do Legislativo, despacho de documentos com agilidade para facilitar o andamento do Executivo, entre outras linhas de trabalho.

O último concurso público realizado para a contratação de funcionários para a Câmara ocorreu em 1994. Após este período ocorreram várias aposentadorias do antigo corpo de servidores, e foram realizadas contratações esporádicas, por meio de cargos de confiança (comissionados). Atualmente o Legislativo Itapirense possui 10 funcionários, três vezes menos, por exemplo, que a Câmara Municipal de Matão – município que também conta com 10 vereadores, e possui aproximadamente o mesmo número de habitantes que Itapira.

Marques anunciou mudanças