Itapira-SP, Quarta-feira, 16/01/2019

Oposição apresenta projeto que proíbe realização de concurso público na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Oposição apresenta projeto que proíbe realização de concurso público na Câmara
25/03/2011

Texto tem autoria de cinco parlamentares

Um projeto de resolução apresentado por cinco parlamentares durante a sessão de terça-feira tem por objetivo proibir a realização de concurso público na Casa pelo período de dois anos.

Foto: Assessoria Câmara Itapira

\A propositura conta com as assinaturas dos vereadores: Carlinhos Sartori (PSDB), Toninho Orcini (PPS), Rodnei Semolini (PSDB), Décio da Rocha Carvalho (PSB) e Sônia Calidone (PT).  O texto, que não estava na pauta, foi enviado para a votação na próxima sessão.

Os autores são os mesmos que votaram contra um projeto de autoria do Presidente da Casa, Manoel Marques (PV), no começo do mês, que criava novos cargos na Casa com objetivo de realizar um concurso público.

Atualmente, para a abertura do processo seletivo é necessário apenas um ato da presidência. O projeto de resolução barra esta possibilidade, proibindo a abertura de concurso, a não ser, se justificado por urgência de contratação de pessoal, e ainda assim, perante aprovação de uma resolução em plenário.

A justificativa constante no projeto é de que o atual corpo de funcionários ‘tem dado conta do recado’ e que a Câmara Municipal deveria seguir o exemplo do Governo Federal, que após cortes no orçamento suspendeu todos os seus concursos públicos.

Sônia e Carlinhos têm mesma opinião

Para o presidente a ação dos parlamentares autores do projeto está ligada mais à política do que necessariamente ao assunto referido. “Temos outros dois projetos na Casa que criam cargos para a Prefeitura e Saae. Se eles forem favoráveis a esses textos, as suas justificativas para proibição de concurso público na Câmara não terão consistência alguma, o que acho que realmente caracteriza motivos políticos. Em geral é uma pena, eles (autores do projeto) estão fechando as portas da Câmara para a população, e tirando oportunidade de emprego”, afirmou.

Foto: Assessoria Câmara Itapira

Presidente lamentou o fato do projeto proibir concurso