Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Parlamentares jovens apresentam relatório final sobre audiência pública - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Parlamentares jovens apresentam relatório final sobre audiência pública
06/09/2012

Sugestões dos Parlamentares foram lidas na íntegra

Estudantes firmaram compromisso e também apontaram sugestões

Os parlamentares jovens se reuniram para mais uma sessão na noite de quinta-feira (06) na sede do Poder Legislativo. Durante o encontro eles apresentaram em plenário o relatório final da Audiência Pública com o tema Políticas Educacionais Ligadas ao Meio Ambiente.

O texto possui um documento anexado com uma série de sugestões apresentados pelos Parlamentares Jovens, além de pontos firmados pelos estudantes, como levar as informações obtidas para a Escola em que estudam e também tomar medidas no dia-a-dia que culminem em um ganho ambiental.

O relatório e sugestões dos parlamentares podem ser acessados na íntegra no site da Câmara, na sessão de notícias. A audiência pública, realizada em 09 de agosto, serviu também de base para apresentação de projetos e indicações, documentos aprovados na sessão da última quinta-feira.

Dentre eles está o projeto de lei que iniciou a discussão, o de 01/12 de autoria da aluna da ETEC Isis Bagini, que dispõe sobre a criação do Programa Educativo Meio Ambiente. O texto versa que a municipalidade, em parceria com AIPA (Associação Itapirense de Proteção Ambiental) e Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) possam desenvolver trabalhos como palestras e outras ações educativas em todo o município para aumentar a conscientização sobre o tema.

Outro projeto que deu entrada na sessão é o que visa a criação de uma feira ambiental para que órgãos públicos, entidades e empresas privadas possam apresentar sues projetos e funções em relação ao meio ambiente. A matéria é de autoria de todos os parlamentarese também foi aprovada.

Ao todo mais quatro indicações e um requerimento são frutos da audiência, sugerindo a criação de uma cooperativa para fabricação de sabão mediante descarte correto de óleo de cozinha, dotar prédios públicos de tecnologias sustentáveis, implantação em parceria com CPFL de um programa de incentivo fiscal á residências que tomarem medidas sustentáveis, apontamento de uma fonte de receita para o Executivo, que seria criar uma assessoria para que as empresas de Itapira conhecessem a questão da compra de crédito de carbono, o que impacta positivamente o PIB do município, além de sugerir criar parceria com supermercados e certos tipos de comércio para que os clientes que se utilizam de sacolas retornáveis ganhem desconto nas compras.

Os parlamentares jovens encaminharão também cópia do relatório para os convidados que formaram a banca durante a audiência. Porém, qualquer cidadão tem acesso ao texto final disponível no site da Câmara.

Confira o relatório na íntegra

Confira a pauta da sessão

Confira as matérias na íntegra

Foto: Zalberto:

Paralmentares aprticiparam de mais uma sessão

Leitura do texto foi acompanhada pelos estudantes