Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Parlamentares Jovens encerram atividades de 2014 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Parlamentares Jovens encerram atividades de 2014
05/12/2014

Ao todo, 83 matérias foram apreciadas em plenário

As atividades do Parlamento Jovem 2014 se encerraram na noite desta quinta-feira, dia 04 de dezembro, com a realização da 8ª sessão ordinária do ano legislativo. Durante o Pequeno Expediente, espaço destinado ao uso livre da tribuna, todos os parlamentares presentes fizeram uso da palavra. Em tom de despedida, agradeceram todos que de alguma forma fizeram parte do projeto e destacaram a oportunidade de conhecer o processo legislativo em sua totalidade nestes oito meses de atividades. Apesar das frustações pela limitação legal da empreitada, todos se disseram satisfeitos com os resultados.

Na ocasião também foi lido em plenário o Ofício nº 02/2014, encaminhado à Casa pelo prefeito José Natalino Paganini (PSDB), em resposta aos projetos, requerimentos e indicações propostos pelos parlamentares durante o projeto. No documento, o prefeito afirma que está ciente das matérias, que alguns pedidos já foram atendidos pela administração e outros, devido a complexidade, foram encaminhados às secretarias competentes para estudos de viabilidade, tanto material, quanto orçamentária para a execução.

Desde já me coloco a inteira disposição para que possamos concretizar as aspirações do Parlamento Jovem, o qual dignifica e representa de maneira brilhante todas as aspirações e sonhos dos nossos jovens itapirenses”, finaliza o documento.

Entre as principais matérias apresentadas pelos parlamentares ao longo do ano estão três projetos de lei. O primeiro, de autoria da presidente do Parlamento Jovem, Olívia Calidone dos Santos, sugere à municipalidade fomentar o Carnaval no Distrito de Eleutério, organizando blocos e tornando-o tradicional evento de marchinhas, como forma de resgatar os tempos áureos do carnaval itapirense. O segundo, de autoria do parlamentar Kelvin Richard Feliciano, propõe a criação do projeto “Bairro Belo”, destinado a estimular as comunidades a valorizarem, através de concursos, seus respectivos bairros. E por fim, o terceiro, de autoria das parlamentares Olívia Calidone dos Santos e Jéssica Cristina Rosa, que dispõe sobre a criação da Escola Técnica Rural de Itapira, nas dependências do Hotel fazenda Esperança, também no Distrito de Eleutério.

No mais, foram requerimentos e indicações de natureza variada, que vão deste a instalação de redutores de velocidade, passando por rotatórias e sinalizações de trânsito, até lanches para pacientes que viajam para fazer tratamento fora da cidade, parcerias com entidades de jovens aprendizes, entre tantos outros. Há que se destacar que alguns pedidos já foram atendidos pela administração municipal, como por exemplo, a pintura e sinalização da ciclovia na Avenida dos Italianos, a instalação de lixeiras nas praças e jardins, o semáforo na Embaixador Pedro de Toledo, além da coleta seletiva em bairros como Barão Ataliba Nogueira, Ponte Nova e Ponte Preta.

Parlamentares Jovens Eleitos

As 14 instituições de ensino médio do município, incluindo escolas públicas e particulares, foram convidadas a participar do projeto no início do ano. A delegacia regional de ensino demorou para autorizar a participação das escolas públicas, o que pode ter significado menor adesão destas. Ao todo foram seis escolas participantes, sendo apenas duas estaduais. Lembrando ainda que após a sessão de posse dos parlamentares jovens no mês de abril, mais quatro parlamentares deixaram de participar do projeto: Beatriz Lamari Ruete e Leonardo Gotti Martini, ambos do Anglo, e Pietra Godoi Mariotoni e Marcos Eduardo Hermenegildo Sartório, da Atuante. Na escola Antônio Caio, a suplente Yasmin Rocha Franco de Lima assumiu a vaga de Luciano Honório Garcia Júnior, e na escola Interativa, Francine Cruz de Camargo assumiu em uma oportunidade a vaga de Jéssica Cristina Rosa que também deixou o projeto nos meses finais.

Atividades do Parlamento Jovem em 2014

Ordinárias: 08

Extraordinárias: 01

Solenes: 01 (instalação)

Atividade Legislativa

Projetos de Lei: 03

Requerimentos: 11

Indicações: 64

Votos de Pesar: 02

Ofícios: 03

Brenda Maria Silveira Fuini – 5 sessões; 7 indicações.

Fernando Manoel Giomo Massari – 8 sessões; 08 Req.; 21 Ind.

Gabriel Alberto Costola – 7 sessões; 03 Ind.

Irene Caroline Leal – 7 sessões; 02 Ind.

Jéssica Cristina Rosa – 4 sessões; 01 Proj. de Lei; 02 Req.; 01 Ind.

José Vitor Martins – 8 sessões; 03 Ind.

Kelvin Richard Feliciano – 8 sessões; 1 Proj. de Lei; 11 Req.; 32 Ind.

Lucca Costa Carneiro Pinto – 6 sessões; 7 indicações.

Olívia Calidone dos Santos – 8 sessões; 02 Proj. de Lei; 01 Req.; 04 Ind.

Yasmin Rocha Franco de Lima – 7 sessões.

Francine Cruz de Camargo – 01 sessão.