Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Parlamentares jovens solicitam audiência pública - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Parlamentares jovens solicitam audiência pública
15/06/2012

Objetivo é discutir com população políticas para preservação do Meio Ambiente

Os parlamentares jovens apresentaram durante a sessão do dia 11 de maio o requerimento 02/2012 que solicita a realização pela Câmara Municipal de uma audiência pública para debater políticas de desenvolvimento para ações que visem preservação do meio ambiente. O texto assinado por todos os estudantes foi aprovado por unanimidade e já encaminhado à Presidência da Casa.

A ideia da audiência surgiu durante reunião das comissões dos jovens quando debatiam um projeto de lei de autoria de Isis Bagini (ETEC), ainda em tramitação que tem por objetivo criar um programa para incentivar ações, tanto da população quanto poder público, instituições privadas e terceiro setor, para um entendimento e aplicação de instrumentos legais e programas já existentes no município que versam sobre proteção do meio ambiente, além de criar um mecanismo de conscientização junto das pessoas.

Durante a discussão na reunião das comissões os parlamentares entenderam que seria interessante tratar do tema com vários setores da sociedade. “O projeto de lei teve início após um trabalho que realizamos na escola (ETEC), onde descobrimos muitos programas existentes sobre meio ambiente no município que a maioria desconhece. Então, nas comissões tivemos a ideia da audiência para ouvir a população sobre esse assunto”, enfatizou Isis, autora do projeto.

O requerimento solicitando a audiência deverá ser analisado pelo Presidente da Câmara, Manoel Marques (PV). “Recebi o pedido e apresentarei aos vereadores para decidirmos em conjunto sobre esse assunto. Provavelmente essa ação do parlamento jovem deverá ser encampada pela Câmara. O mais interessante é que eles estão estimulados em trabalhar dentro deste programa e estão entendendo o Legislativo e a sua função”, destacou o Presidente.

Ainda durante a sessão do dia 11 os parlamentares aprovaram mais dois requerimentos e outras cinco indicações. O conteúdo, em sua maioria, solicita melhorias para a cidade ou apresenta questionamentos ao Legislativo e Executivo. Uma cópia dos textos será entregue aos vereadores para que eles analisem o conteúdo e decidiam encampar as ideias apresentadas. Cópias da pauta da sessão e das matérias aprovadas podem ser acessadas no site da Câmara no link ‘notícias’.

Foto: Zalberto

Estudantes despacharam várias matérias durante sessão