Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Parlamento Jovem é empossado na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Parlamento Jovem é empossado na Câmara
04/04/2014

Mesa diretora é eleita durante sessão

Os 14 estudantes de escolas do município que fazem parte do projeto Parlamento Jovem tomaram posse na noite de quinta-feira (03) durante uma solenidade na Câmara Municipal de Itapira. O evento, com plenário lotado, durou cerca de duas horas e contou ainda com a votação e eleição da mesa diretora do projeto.

A solenidade foi comandada pelo Presidente da Câmara, Carlos Alberto Sartori (PSDB), que conduziu os trabalhos até a escolha dos membros da mesa. A partir desta etapa os próprios estudantes realizaram a sessão.

Após fazerem o juramento e receberem o diploma, os jovens realizaram a votação. A presidência ficou com a aluna da Escola Interativa Olívia Calidone dos Santos, que é filha da ex vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos, que obteve nove votos, contra quatro votos do candidato Kelvin Richard Feliciano, que é filho do atual vereador Juliano Feliciano. O cargo da vice-presidência ficou com José Vitor Martins, da escola estadual Caetano Munhoz com oito votos. O 1º secretário será Lucca Costa Carneiro Pinto, da escola Ativa, que por ser candidato único, foi eleito por aclamação dos demais parlamentares jovens.

Para ocupar a cadeira da 2ª secretaria, foi eleita a jovem Brenda Maria Silveira Fuini, também da escola Ativa, obtendo 10 votos de 13 possíveis, já que houve a ausência do jovem Luciano Honório Garcia Júnior, da escola Antônio Caio. O aluno do Anglo Bruno Baldissini Lanzoni também não esteve presente e foi substituído pela suplente Beatriz Lamari Ruette.

A próxima reunião dos parlamentares será no dia 08 de maio, às 19h30, na Câmara. Nesta sessão os ‘vereadores’ mirins já poderão apresentar projetos, requerimentos, indicações, etc. Haverá também, caso seja necessária, a escolha das comissões permanentes.

Durante a solenidade, os jovens parlamentares tiveram a oportunidade de se apresentar para a população usando a tribuna da Casa. Os discursos foram movidos pela intenção de inserir o jovem na política, assim como dar voz a essa faixa da população, além de agradecerem a oportunidade de se tornarem um representante do povo.

Estiveram presentes os representantes das escolas participantes, Anglo, Ativa, Atuante, Interativa, Caetano Munhoz e Antônio Caio, além de autoridades. Entre vereadores, além do presidente, marcaram presença Luiz Antônio Machado, Juliano Feliciano, Pedro Tadeu Stringuetti, Marcos Paulo da Silva e Joílson Batista Militão da Silva.

Durante o seu discurso Sartori afirmou que o objetivo principal do Projeto é oferecer a oportunidade aos estudantes de exercerem um mandato e sentirem na pele o peso e importância da representatividade. “Vocês, jovens parlamentares, terão a oportunidade de discutir políticas públicas inerentes a vocês mesmos. Serão aqui a voz dos estudantes e dos jovens, e mostrarão as necessidades que esta parcela da população tem”, frisou.

O PROJETO

O Parlamento Jovem consiste na criação de um parlamento formado por estudantes de Itapira que irão exercer um mandato anual, de 03 de abril a 20 de dezembro. Toda a atividade do jovem parlamentar será balizada por um regimento interno já criado especificamente para o projeto.

Serão 14 representantes englobando a faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente. O processo seletivo e eleitoral ocorreu nas escolas que aderiram ao programa, incentivando assim o estudante a conhecer desde o princípio a atividade política e democrática de forma prática. Após tomarem posse, os parlamentares jovens terão várias atividades iguais a de um vereador, como a eleição de uma mesa diretora, apresentação de sugestões para melhorias na cidade, projetos, etc.

Apesar de não valer legalmente, as sugestões e conteúdo apresentado pelos jovens poderão servir de base para ações dos vereadores de Itapira, para que eles apresentem de forma oficial e legal uma indicação, requerimento e até mesmo projetos de lei.

Os jovens parlamentares

Mesa Diretora: