Itapira-SP, Sexta-feira, 14/12/2018

Parlamento Jovem entra na fase prática e inicia adesão de escolas - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Parlamento Jovem entra na fase prática e inicia adesão de escolas
13/01/2012

Presidente visitou quatro instituições

O Parlamento Jovem entrou esta semana na fase prática. Desde segunda-feira (06) o Presidente da Câmara, Manoel Marques (PV), passou a se reunir com diretores e coordenadores de escolas do município para convidá-las a participarem do programa. Ao todo quatro instituições foram visitadas e já aderiram ao projeto.

As instituições estaduais Antônio Caio, Elvira Santos de Oliveira, Cândido Moura e a unidade da escola Atuante já aceitaram fazer parte do Parlamento. Durante as reuniões, realizadas sempre nas sedes dos colégios, Marques apresentou os objetivos do projeto aos coordenadores e diretores, assim como esclareceu algumas dúvidas.

“As escolas receberam antes da reunião um cronograma e uma apresentação do programa, o que facilitou muito a nossa conversa. Além disso, recebemos elogios de todas as unidades que visitamos, enfatizando a importância do Parlamento Jovem”, comentou o Presidente.

Marques irá visitar ainda as outras escolas que possuem ensino médio no município, convidando pessoalmente todas a participarem do programa. Novas reuniões devem ser agendadas para a próxima semana. “Temos um cronograma a seguir até a data de posse dos parlamentares jovens, no dia 1º de abril. Vamos fazer o máximo para cumpri-lo”, afirmou.

O PROJETO

O Parlamento Jovem consiste na criação de um parlamento formado por estudantes de Itapira que irão exercer um mandato anual, de 1º abril a 20 de dezembro. Toda a atividade do jovem parlamentar será balizada por um regimento interno criado especificamente para o projeto.

Serão 14 representantes englobando a faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente. O processo seletivo e eleitoral ocorrerá nas escolas que aderirem ao programa, incentivando assim o estudante a conhecer desde o princípio a atividade política e democrática de forma prática. Após serem eleitos e tomarem posse, os parlamentares jovens terão várias atividades iguais a de um vereador, como a eleição de uma mesa diretora, apresentação de sugestões para melhorias na cidade, projetos, etc.

Apesar de não valer legalmente, as sugestões e conteúdo apresentado pelos jovens poderão servir de base para ações dos vereadores de Itapira, para que eles apresentem de forma oficial e legal uma indicação, requerimento e até mesmo projetos de lei.

Foto: Assessoria Câmara Municipal

Presidente junto da diretoria e coordenadores da Escola Cândido Moura