Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Parlamento Jovem irá gerar relatório e aproveitar ideias debatidas em Audiência Pública - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
10/08/2012

Material poderá ser apresentado a vários segmentos da sociedade

O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itapira realizou na noite de quinta-feira (09) uma audiência pública para discutir políticas públicas educacionais sobre meio ambiente. Após aproximadamente uma hora e meia de debate os estudantes integrantes do programa reuniram informações sobre vários assuntos para realizarem um relatório, que poderá ser enviado a vários segmentos da sociedade, e também subsidiarem um projeto de lei que está em tramitação.

Os jovens puderam ouvir explanações de uma banca formada por oito convidados integrantes da administração pública, associações e ONGs. Temas como conscientização, ações preventivas, capacitação de agentes multiplicadores, acesso a projetos de preservação, entre outros assuntos foram abordados pelos presentes. O objetivo é refinar todos os dados e informações debatidas para produzir material que possa ser útil ao município, tanto para o cidadão, quanto organizações governamentais e entidades ligadas ao meio ambiente.

\\A audiência foi comandada pela integrante da comissão de Agricultura e Meio Ambiente do Parlamento Jovem, Mariana Ramos, estudante da escola Atuante. A banca foi formada pelos seguintes convidados: o técnico ambiental da Cetesb - Mogi Guaçu (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo) Marcelo Reati da Silva; a Presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapira), Gizelda Maria Tofanello Giorio Froes; a assistente de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Cilmara da Mota Maniezo; a representante da Rede Social Itapira Josimary Apolinário, que também representou  Secretaria Municipal da Saúde; o chefe de produção agrícola da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) João Batista Rogatto Filho; o professor e auxiliar administrativo da Ascorsi (Associação de Coletores de Resíduos Sólido de Itapira) Marcos Antônio Ortolan; e a representante da Aipa (Associação Itapirense de Proteção Ambiental) e Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) Odete Mello.

Após a abertura da audiência, a estudante da Etec, Isis Bagini faz uma rápida explicação sobre o objetivo da audiência. A partir de então os convidados puderam falar livremente sobre o tema da audiência, além de responderem perguntas e dúvidas dos presentes. Cada um explanou sobre os projetos ligados ao meio ambiente que realizam as dificuldades encontradas e resultados positivos obtidos. O evento foi aberto ao aberto ao público, reuniu cerca de 20 pessoas no auditório da Casa e foi transmitido ao vivo pelo site www.camaraitapira.sp.gov.br.

PRODUTIVIDADE

“Achei muito produtivo. Deu para discutir vários assuntos que eu imaginava que não seria abordado. O primeiro passo foi dado”, enfatizou o Presidente do Parlamento Jovem, Aurélio Oliveira, estudante da escola Anglo. Isis que é autora do projeto que tramita na Câmara e trata sobre o assunto também se disse satisfeita. “Foi bem o que eu esperava, com debates e pessoas que sabem o que estão falando. E eles (banca) também questionaram, foi muito produtivo”, afirmou.

Todos os convidados ressaltaram a importância da atitude dos parlamentares jovens em realizar um debate sobre este tema. “Foi ótimo, fico contente em perceber que tem jovens preocupados e que querem participar desta discussão”, Afirmou Odete Mello. O mesmo sentimento foi refletido na opinião da representante de Secretaria de Educação. “Achei Muito pertinente a audiência, com perguntas, sugestões, participação do público e ideias que inclusive levarei para apresentar e podermos utilizar nos projetos já desenvolvidos pela Secretaria”, afirmou Cilmara.

Fotos: Zalberto

\\

Convidados participaram ativamente do debate

\\