Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Parlamento Jovem propõe criação de Escola Técnica Rural de Itapira - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Parlamento Jovem propõe criação de Escola Técnica Rural de Itapira
06/10/2014

Curso utilizaria as dependências do Hotel Fazenda Esperança

O Parlamento Jovem de Itapira aprovou por unanimidade dos votos na sessão da última quinta-feira, dia 02, o Projeto de Lei nº 03/2014, de autoria das parlamentares Olívia Calidone dos Santos e Jéssica Cristina Rosa, que dispõe sobre a criação de uma Escola Técnica Rural Municipal nas antigas dependências do Hotel Fazenda Esperança, localizado no km 181,5 da Rodovia SP 352 (Itapira/Jacutinga), próximo do trevo de acesso ao Distrito de Eleutério. De acordo com o documento, as despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta dos recursos orçamentários destinados à Secretaria da Educação. As instituições de educação profissional de que trata esta Lei serão implantadas gradativamente, bem como os seus respectivos cargos e funções de confiança, dependendo da existência de instalações adequadas e de recursos financeiros necessários ao respectivo funcionamento.

O documento justifica a criação de uma Escola Técnica Rural nas dependências do antigo Hotel Fazenda Esperança, pelo fato de que o mesmo ainda encontrar-se fechado e sem utilidade ou benefícios para a população do município.

“Tendo em vista a história econômica e a condição do espaço, poderia facilmente abrigar uma escola técnica profissionalizante, e não restaurar o projeto de hotel fazenda, dando espaço a algo novo que reverterá bens para a sociedade local”, justifica as autoras do projeto.

Ainda durante a sessão, os parlamentares jovens também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 02/2014, de autoria do parlamentar Kelvin Richard Feliciano, que dispõe sobre a criação do projeto "Bairro Belo", destinado a estimular as comunidades a valorizarem, através de concursos, seus respectivos bairros.

Na prática, trata-se de um projeto que consiste em criar um concurso do mais belo bairro de nossa cidade, como forma de incentivar os moradores a cuidarem e valorizarem os respectivos bairros onde moram. Todos os bairros da cidade, sejam eles urbanos ou rurais, poderão participar do concurso. A votação será realizada na Casa da Cultura, no Parque Juca Mulato, em data pré estabelecida pela administração municipal. Os trabalhos de apuração ficarão a cargo dos voluntários.

Como forma de incentivo, o bairro vencedor passará por uma reforma geral por parte da administração municipal, envolvendo os diversos departamentos da prefeitura. A divulgação do evento ficará a cargo das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Esporte e Lazer. A Prefeitura Municipal de Itapira poderá utilizar desses eventos para divulgar os serviços públicos colocados à disposição da comunidade.

Confira abaixo as demais matérias aprovadas na 6ª sessão ordinária do Parlamento Jovem:

- Requerimentos

De nº 08/2014 - Requer oficiar os comandos da Guarda Municipal e Polícia Militar, solicitando a presença de uma viatura na saída dos alunos da escola estadual Antônio Caio. Autores: Kelvin Richard Feliciano e Fernando Manoel Giomo Massari.

- Indicações

De nº 053/2014 - Sugere implantação de sistema sincronizado de funcionamento nos semáforos da avenida Rio Branco. Autor: Kelvin Richard Feliciano.

De nº 054/2014 - Sugere disciplinar o funcionamento dos semáforos da meia noite às 05:00 horas da manhã. Autor: Kelvin Richard Feliciano.

De nº 055/2014 - Sugere instalação de redutor de velocidade tipo lombada na rua XV de Novembro, acesso pela SP-147. Autor: Kelvin Richard Feliciano.

De nº 056/2014 - Sugere melhorias na Rua Bráz Cavenaghi, no bairro Della Rocha. Autor: Kelvin Richard Feliciano.