Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

PM de Itapira apresenta estatísticas da criminalidade em audiência pública na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias

Índices de criminalidade vêm caindo em relação aos municípios vizinhos

O 26º Batalhão da Polícia Militar, ao qual pertence o Destacamento da PM de Itapira, realizou nesta segunda-feira (09), uma Audiência Pública na Câmara Municipal, para apresentação das estatísticas referentes à criminalidade no município, bem como discussão de políticas públicas voltadas à segurança pública. A reunião, iniciada às 19h30, contou com a presença de autoridades, líderes comunitários, alguns cidadãos e representantes do Conseg, entre eles o presidente José Bernardes.  O comandante da 3ª Companhia da PM, Capitão Antônio Marcos Sanchez de Toledo, foi o responsável pela explanação que durou cerca de uma hora, e teve como objetivo divulgar os índices da criminalidade no último trimestre em Itapira. Porém, os dados da audiência realizada na segunda foram referentes aos dois últimos trimestres, visto que esta é a primeira vez que o evento ocorre.

Na apresentação, foram disponibilizadas as seguintes estatísticas: ações realizadas pela PM em prol do município, como o número de boletins de ocorrência registrados, pessoas, veículos e motocicletas fiscalizadas, flagrantes ocorridos, pessoas presas em flagrante e por terem cometido ato infracional, quantidade de furtos, roubos e furto de veículos, demais roubos e homicídios.

Segundo o Capitão Sanches, este tipo de audiência é de suma importância para que a população tenha conhecimento dos serviços prestados pela PM e qual a expectativa para o próximo trimestre.

"A Audiência Pública consiste na prestação de contas dos serviços executados e serve, principalmente, para ouvir os anseios da comunidade, como queixas, dúvidas e pontos positivos. A audiência é importante porque pode fortalecer o elo entre a comunidade e a Polícia Militar", destacou o capitão.

ÍNDICES APRESENTADOS

No terceiro trimestre deste ano, conforme a estatística da PM local, Itapira teve uma diminuição no número de roubos em geral e desde o ano passado, até o presente momento, registra apenas quatro vítimas homicídio. Já no tocante à fiscalização de veículos, o Capitão concluiu que o foco está e continuará sendo principalmente em motocicletas, visto que este foi o meio mais utilizado pelos criminosos em furtos realizados no 1º trimestre deste ano.

O presidente da Câmara, vereador Maurício Cassimiro de Lima, parabenizou o comando da Polícia pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em nosso município. “Eu agradeço pela explanação e parabenizou, em nome do Capitão, toda a corporação da PM em Itapira, principalmente pelo fato de sabermos que nem sempre as condições de trabalho são ideais. As vezes faltam armas, viaturas e equipamentos adequados para combater à criminalidade, mas nossos valorosos PM´s não esmorecem em defesa da nossa população. Só temos a agradecer”, disse o presidente.

Confira abaixo as estatísticas dos demais indicadores: