Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Políticas educacionais sobre meio ambiente é tema de audiência do Parlamento Jovem - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
03/08/2012

Evento aberto ao público ocorre na Câmara no dia 9, próxima quinta, às 19h30

O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itapira realiza na próxima quinta-feira, 09, a partir das 19h30 uma audiência pública para discutir políticas públicas educacionais sobre meio ambiente. O evento aberto ao público será na sede do Legislativo, com transmissão ao vivo pelo site www.camaraitapira.sp.gov.br.

Na oportunidade os estudantes participantes do projeto colocarão o tema em debate com diversas autoridades ligadas ao assunto. Já foram convidados membros do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) AIPA (Associação Itapirense de Proteção Ambiental), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ascorsi (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), Secretaria Municipal de Educação, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Rede Social Itapira.

Além disso, os participantes também estão convidando pessoas interessadas no tema, como professores das escolas, colegas de turma familiares entre outras. Independente de convite a população interessada pode estar presente na audiência e participar do debate.

A ideia da audiência surgiu durante reunião das comissões dos jovens quando debatiam um projeto de lei de autoria de Isis Bagini (ETEC), ainda em tramitação, que tem por objetivo criar um programa para incentivar ações, tanto da população quanto poder público, instituições privadas e terceiro setor, para um entendimento e aplicação de instrumentos legais e programas já existentes no município que versam sobre proteção do meio ambiente, além de criar um mecanismo de conscientização junto das pessoas.

Após apresentação de um requerimento assinado por todos os jovens parlamentares a presidência da Câmara deferiu o pedido liberando a Casa para a realização do evento. “O projeto de lei teve início após um trabalho que realizamos na escola (ETEC), onde descobrimos muitos programas existentes sobre meio ambiente no município que a maioria desconhece. Então, nas comissões tivemos a ideia da audiência para ouvir a população sobre esse assunto”, enfatizou Isis, autora do projeto.

SESSÃO

Os estudantes realizaram mais uma sessão ordinária no dia 02 de agosto, quinta-feira. Uma emenda a um projeto de lei deu entrada no Parlamento e outras quatro indicações foram aprovadas. A aluna da ETEC Danielle Emanuelle Aparecida Ribeiro solicitou que uma obra com o objetivo de construir a continuação da calçada na Avenida Brás Ayres e limpeza do local.

Já o estudante do Sesi Gabriel Pedroso apresentou dois documentos, um sugerindo que a Prefeitura aumente o auxílio à Uipa em diversas formas, com aumento de verba e doação de terreno adequado, além de um pedido para implantação de obstáculos tipo lombadas na vicinal que liga Itapira a Santo Antônio da Posse.

O estudante da Interativa, Rafael Andrade Sabbadini apresentou uma indicação que solicita construção de bueiros nas Ruas Pedro Piva e Francisco do Nascimento. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidades e serão apresentadas aos vereadores para análise.

Confira as matéiras

Confira a pauta da sessão

Fotos: Zalberto

Parlamentares despacharam matérias durante sessão de terça-feira