Itapira-SP, Quinta-feira, 21/02/2019

Presidente da Câmara vai à Piracicaba para conhecer a Escola do Legislativo - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Presidente da Câmara vai à Piracicaba para conhecer a Escola do Legislativo
23/01/2019

Objetivo é adaptar o projeto à realidade itapirense

O Presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Luan dos Santos Rostirolla (PRB), esteve na tarde desta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Piracicaba, para conhecer um projeto desenvolvido naquele Poder Legislativo, cuja repercussão tem sido a nível nacional. Trata-se da Escola do Legislativo, um projeto idealizado e dirigido pela vereadora Nancy Ferruzzi Thame (PSDB), que tem entre seus objetivos principais, desenvolver programas de ensino para integração da Câmara à sociedade civil; qualificar servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo; oferecer aos próprios parlamentares interessados e aos servidores da Câmara capacitação e treinamento para atuação nas funções legislativas; bem como integrar e gerenciar convênios, especialmente com o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, entre outros.

De acordo com o presidente, trata-se de um projeto de grande expressão, que traduz exatamente a política a ser implantada por ele frente ao Legislativo itapirense.

“Assim que assumi a Presidência da Câmara Municipal de Itapira, reuni os vereadores e servidores para deixar bem claro que minha intenção era aproximar a população do Poder Legisaltivo. E este projeto atende a este anseio, claro que guardadas as devidas proporções, já que a Câmara de Piracicaba conta com 23 parlamentares, 280 servidores e um orçamento de aproximadamente R$ 38 milhões”, destacou.

Mesmo assim, Luan pretende adaptar o projeto à realidade itapirense, quer seja desenvolvendo projetos e organizando eventos culturais; capacitando o cidadão e a comunidade em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo e da Administração Pública em geral; quer seja estimulando a pesquisa técnico-acadêmica voltada às atividades desenvolvidas pela Câmara, em cooperação com outras instituições de ensino, como por exemplo, UNIESI, ETEC e FATEC.

“De fundamental importância que a população se aproxime do legislativo e que passe a conhecer a rotinas e os trâmites legais, por uma questão de interesse e de transparência. E não só isso! Pretendemos trabalhar em quatro eixos principais: Educação para a Cidadania; Capacitação para Agentes Políticos; Difusão Cultural; Capacitação e Atualização de Corpo Técnico de Servidores e Vereadores”, finalizou o presidente.

Presidência

Na oportunidade, Luan ainda manteve contato com o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (MDB) e boa parte de seu corpo técnico-administrativo. Na ocasião, Rotta disponibilizou toda sua equipe para assessorar no que for preciso o vereador itapirense na implantação da Escola do Legislativo em Itapira.