Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Presidente do Sindicato dos Alimentos de Mogi Mirim pede apoio a vereadores - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Presidente do Sindicato dos Alimentos de Mogi Mirim pede apoio a vereadores
14/10/2011

Tema foi manutenção de pontos na Norma Regulamentadora dos

frigoríficos que prezam pela segurança dos trabalhadores

O presidente do Sindicato dos Alimentos de Mogi Mirim, Daniel Constantino Pedro, ocupou a tribuna da Câmara durante a sessão de terça-feira (11) para pedir apoio aos parlamentares na luta para a regulamentação das normas de trabalho nos frigoríficos. O assunto tem mobilizado a entidades sindicais em todo país, visando mais segurança e condições ideais para a categoria.

O tema exposto por Pedro leva em conta o texto base de uma Norma Regulamentadora que deve ser votada no Congresso e se encontra em Consulta Pública. O objetivo das entidades representantes da classe, é que essa Norma conte com 3 pontos: Pausa de dez minutos a cada 50 trabalhado; tempo de exposição ao trabalhador no local de trabalho não deve ultrapassar seis horas diárias; e a elaboração do conteúdo técnico, execução e avaliação dos resultados dos procedimentos de capacitação devem contar com a participação das entidades sindicais da região onde o trabalhador se encontra.

“Todas as centrais sindicais estão envolvidas nisso. Temos uma discussão em Brasília discutindo uma Norma Regulamentadora no setor de frigorífico, que tanto assola os trabalhadores, e nós conhecemos esta realidade. Esses trabalhadores estão em nossa cidade e acabam onerando sim o sistema de saúde, porque as empresas não estão cuidando da saúde deles. A nossa preocupação é fazer a discussão vindo aqui pedir o apoio e sensibilidade em nos apoiarem com uma moção”, enfatizou o presidente.

O espaço na tribuna foi ocupado ainda pelo diretor do Sindicato e também da CONTAC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Agroindústrias, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais.), Nelson Morelli. “Esse setor tem prejudicado e levado milhares de pessoas a doenças. Por isso é mais do que justo essa questão que estamos defendendo. O ponto principal é a jornada (de trabalho), com sete intervalos a cada 50 minutos, parando 10, numa jornada de seis horas, que entendemos e temos por pesquisa que possa garantir o direito e a saúde dos trabalhadores”, explicou.

O uso da tribuna foi solicitado pela vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT), que foi procurada pelo sindicalista. Após o requerimento formal e apoio dos outros parlamentares o espaço foi colocado à disposição.

Para o presidente da Câmara, Manoel Marques (PV), o Legislativo itapirense irá dar o apoio solicitado pelo sindicato. “Esse é um assunto de nível nacional, porém temos os reflexos em nosso município, uma vez que temos aqui pessoas que trabalham em frigorífico. Desta maneira temos que nos envolver e mostrar nosso apoio”, ressaltou.

Foto: Zalberto

Sindicalista solicitou apoio dos vereadores durante sessão