Itapira-SP, Sexta-feira, 14/12/2018

Presidente e vereadores conhecem videomonitoramento de Vinhedo (SP) - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Presidente e vereadores conhecem videomonitoramento de Vinhedo (SP)
12/06/2013

Índice de furtos caiu 29% após implantação do sistema de segurança

\

Preocupada com os altos índices de criminalidade em nossa cidade, a Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade na sessão do dia 04, um requerimento de autoria do vereador Rafael Donizete Lopes (PP), solicitando informações do Poder Executivo Municipal, quanto a aplicabilidade da Lei nº 4.999/2012, que versa sobre convênio com a União, para estruturação e implementação do sistema de videomonitoramento no âmbito do Programa de Segurança Pública para o Brasil. Já na manhã desta terça-feira, 11, o presidente da Câmara, Carlos Alberto Sartori (PSDB), acompanhado dos vereadores Rafael Donizete Lopes (PP) e Luiz Antônio Machado (PTC), estiveram na cidade de Vinhedo, na Região Metropolitana de Campinas, onde conheceram de perto o funcionamento do videomonitoramento da cidade, considerado um dos mais eficientes sistema de segurança pública do estado de São Paulo. Além de conhecer o sistema, o objetivo da visita foi trazer subsídios ao prefeito José Natalino Paganini (PSDB) quanto ao funcionamento e aplicabilidade do sistema.

\

Na ocasião, os vereadores itapirenses foram recebidos pelo Diretor Municipal de Segurança e Chefe da Guarda Municipal, Tenente Márcio Luís Aprígio, que fez questão de explicar passo a passo a utilização do sistema e suas vantagens. De acordo com Aprígio, em Vinhedo, todas as entradas e saídas da cidade são monitoradas, desde 2011, pela Prefeitura por meio de um moderno sistema de monitoramento por câmeras, que permite reconhecer veículos considerados suspeitos ou empregados em práticas delituosas ao captar imagens em tempo real de todos os veículos que passam pelos locais em que haja as câmeras interligadas ao sistema. Os dados coletados são automaticamente enviados para registro e acompanhamento do Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom), operado pela Guarda Civil Municipal.

Como funciona

A partir das 64 câmeras de monitoramento instaladas em todas as entradas e saídas da cidade, o sistema ajuda a identificar a movimentação de veículos suspeitos ou envolvidos em práticas delituosas na malha viária municipal, permitindo a verificação imediata de suspeitos e, também, que as forças de segurança atuantes no município possam estruturar estratégias cada vez mais eficientes de combate à criminalidade.

\

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal da cidade, Osmir A. Cruz, a efetividade do sistema permitiu, em 2012, reduzir em aproximadamente 29% o índice de furto de veículo na cidade. “Nosso sistema também tem ajudado na integração das demais forças de segurança, como Polícia Civil e Militar, apoiando no sentido de investigação e até solução dos crimes”, disse ele, que também é o atual presidente do Conselho Regional de Gestores e Secretários Municipais de Segurança da RMC.

Com a utilização do sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo, todo veículo que entra e sai da cidade tem sua imagem registrada pelas câmeras, que enviam em menos de três segundos o dado coletado ao Cicom. “A partir da coleta da imagem conseguimos armazenar em um banco de dados informações importantes sobre características dos veículos e que permitem rápida identificação no caso de suspeitos, tais como número de placa, cor do veículo, existência de adesivo, qualquer característica que possa nos ajudar. Caso algum que adentre ou saia da cidade esteja na listagem de busca, imediatamente um alarme é acionado no Cicom, que já comunica as equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para que verifiquem a ocorrência”, explicou Aprígio.

As imagens ficam armazenadas no sistema por 43 dias. É possível através deste sistema, traçar o itinerário de qualquer veículo suspeito que circule pela cidade. Saber com exatidão dia e hora que o veículo passou por determinado ponto. Com isso, furtos de veículos, “saidinhas” de banco, entre outros crimes, foram reduziram drasticamente, já que o sistema inibe a ação dos criminosos que sabem que naquele município há videomonitoramento. Cidades vizinhas a Vinhedo, como Valinhos, Monte Mor e Itatiba, também estão em fase de licitação para implantação do sistema.