Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Presidente visita Legislativo Guaçuano em solenidade de posse da Câmara Jovem - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Presidente visita Legislativo Guaçuano em solenidade de posse da Câmara Jovem
29/04/2011

Marques acompanhou evento e analisou possibilidade de aplicar projeto em Itapira

O Presidente da Câmara, Manoel Marques (PV), esteve presente na Câmara Municipal de Mogi Guaçu, na noite de quarta-feira (27) para acompanhar a solenidade de posse do projeto Câmara Jovem, onde estudantes são eleitos para ocuparem o papel de parlamentares.

Marques aceitou o convite e fez parte da mesa diretora dos trabalhos, sendo inclusive lembrado no discurso do presidente do Legislativo vizinho, Celso Luiz (PV). Durante o evento os estudantes, entre 14 e 18 anos, escolhidos previamente como representantes em suas escolas, fizeram o juramento e também escolheram a mesa diretora.

Segundo adiantou o Presidente da Câmara de Itapira, o objetivo principal, além de prestigiar a solenidade, foi analisar todo o projeto para que ele possa ser aplicado em Itapira. “Sabemos que já existe na nossa Câmara o Parlamento Jovem, que tem o mesmo sentido. Porém, ela não vem sendo colocado em prática há anos, e viemos à sessão para verificar como eles fazem toda a sistemática aqui no Guaçu, e o mais importante, como dão continuidade o programa”, explicou Marques.

O Presidente trouxe para Itapira uma série de documentos, como Regimento Interno e projeto de resolução que institui o Câmara Jovem, além de uma cartilha explicativa sobre o Legislativo distribuída nas escolas de Mogi Guaçu. “Conversamos com funcionários para saber como é realizado todo o processo, desde o convite nas escolas até a própria sessão que acompanhamos”, contou.

Segundo Marques o objetivo é reativar o Parlamento Jovem em Itapira, porém terá que esperar a reestruturação administrativa da Casa, com a contratação de mais servidores. “Lá, eles possuem um funcionário que cuida somente desta parte, têm em seu quadro de servidores aproximadamente 20 funcionários, sem contar os assessores parlamentares. Assim precisamos de mais material humano para que possamos colocar este projeto em prática”, analisou.

O PROJETO

Marques elogiou toda a solenidade, e como o projeto é aplicado. Em 2011 foi iniciada 2ª legislatura da Câmara Jovem de Mogi Guaçu que terá sessões mensais, sempre às quartas-feiras. Outra novidade é a idade dos participantes. No ano passado, os vereadores jovens tinham entre 16 e 18 anos e neste ano, a faixa etária é de 14 a 18 anos.

Durante as sessões os estudantes apresentam proposituras como de um vereador, sendo as indicações e requerimentos enviados às secretarias responsáveis do Executivo. Já os projetos de lei, desde que constitucionais e benéficos para a população, serão reapresentados pelos vereadores para que se tornem, efetivamente, leis municipais.

Foto: Leo Kanroji - Câmara Municipal de Mogi Guaçu

Sessão empossou estudantes como jovens parlamentares