Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Professor Miguel de Arruda será homenageado com cidadania itapirense - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Professor Miguel de Arruda será homenageado com cidadania itapirense
04/09/2014

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por aclamação na sessão da última terça-feira, 02, o Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2014, de autoria do presidente Carlos Alberto Sartori (PSDB), a concessão do título de cidadão itapirense ao professor de Educação Física Miguel de Arruda, pelos inestimáveis e relevantes serviços prestados à comunidade itapirense. A entrega do referido título será efetuada em sessão solene na Câmara Municipal, em data ainda a ser definida pelo presidente.

Sobre o homenageado

Miguel de Arruda nasceu na cidade de Assaí, Paraná, filho do casal Armando de Arruda e Antônia Gardinalli de Arruda. É caso com Divanira Salles Rocha de Arruda, cuja união advieram os filhos Letícia e Domênico.

Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Possui vasta experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando em áreas como futebol, treinamento desportivo, avaliação física, antropometria e desempenho motor.

“Sua carreira de professor de Educação Física e seu trabalho junto às instituições renomadas de ensino, tem elevado o nome de nossa querida Itapira para além das fronteiras, o que o credência a receber o Título de Cidadão Itapirense pelos relevantes serviços prestados ao município de Itapira”.

Além disso, possui vários artigos publicados em revistas especializadas, como a Revista Brasileira de Ciência e Movimento e Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Em 2012 recebeu o Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” da Unicamp após a publicação de “Treinamento de Força para Futebolistas” e “Iniciação Desportiva para Futebolistas”, entre outros.

Atualmente é orientador e membro de bancas examinadoras de teses de mestrado e doutorado pela Unicamp, além de organizar e participar de congressos, exposições e feiras do setor.