Itapira-SP, Domingo, 20/01/2019

Projeto dá nome de Dª Gilza à Casa da Gestante do HM - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Projeto dá nome de Dª Gilza à Casa da Gestante do HM
22/10/2014

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira, dia 21, o Projeto de Lei nº 92/2014, de autoria do prefeito José Natalino Paganini, que denomina de Josefina Aparecida Tofanello de Mattos, a Dª Gilza, a Casa da Gestante do Hospital Municipal de Itapira.

Em mensagem encaminhado ao Legislativo, o prefeito justifica a homenagem pelo “indiscutível mérito da homenageada, a estimada Dª Gilza, como é conhecida por todos e que por muitos anos atendeu na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de nossa cidade, com muita dedicação e carinho, as parturientes que lá demandavam, realizando os partos e ajudando a trazer à luz centenas de crianças, hoje já adultos com famílias constituídas que trabalham e colaboram no desenvolvimento e progresso de nossa cidade”.

Josefina Aparecida Tofanello de Mattos, a Dª Gilza, nasceu na cidade de Serra Negra aos 22 de junho de 1944, filha de Primo Eugênio Tofanello e Amália Shiavo Massaro.

Mudou-se para Itapira ainda com cinco anos de idade, estudou na Escola Dr. Júlio Mesquita. Iniciou suas atividades laborais na Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha, para logo após ingressar na Santa Casa de Misericórdia de Itapira, passando logo a compor a equipe de enfermagem do hospital, a convite do saudoso cirurgião Dr. Ronalde Monezzi, que a apelidou de Gilza, como é chamada e conhecida até os dias de hoje.

Prestou serviços de excelência na Santa Casa, onde permaneceu por 14 anos, até o nascimento de sua filha Karina, mas continuou exercendo o dom da enfermagem que Deus lhe deu, realizando atendimentos domiciliares às mamâes e aos bebês. Neste verdadeiro sacerdócio, fazia procedimentos de grande importância para as mães, além de partos propriamente ditos. Introduziu junto às mães novatas conceitos de assepsia, higiene e cuidados com os recém-nascidos, contribuindo assim para a saúde dos novos itapirenses que ajudou a vir ao mundo.