Itapira-SP, Terça-feira, 15/01/2019

Projeto da Uipa passa e garante R$70 mil à ONG - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Projeto da Uipa passa e garante R$70 mil à ONG
29/04/2011

Projeto recebeu um voto contrário durante passagem pelo plenário

O Projeto de Lei que autoriza o Executivo a firmar convênio com a UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) foi aprovado na sessão de terça-feira (26). O texto passou no plenário após discussão entre os parlamentares que resultou em uma votação de oito contra um.

O valor da verba a ser repassada para a Ong aumentou em R$10 mil este ano, em relação ao montante fixado em 2010, chegando ao total de R$70 mil. O objetivo principal é custear o trabalho desenvolvido pela UIPA na cidade, que engloba atendimento a animais, ação contra maus tratos, campanhas de conscientização, realização de feiras de doação, entre outras atividades ligadas à manutenção das obras já desenvolvidas.

O único parlamentar contrário à propositura foi a vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT). Ela afirmou que não é contra o trabalho da ONG, porém, manifestou sua insatisfação com a administração que gere a entidade e em relação a prestação de contas sobre as verbas doadas, sendo inclusive voto vencido nas comissões para que o projeto fosse à Ordem do Dia, sob alegação de não estar presente na reunião para análise do texto.

“Nunca veio a esta Casa de Leis nenhum tipo de controle de gasto da UIPA. O poder público vem desde o primeiro mandato de Bellini ajudando a UIPA, todavia, o que acontece, reclamações diárias do tratamento que é dado pelos animais, sob responsabilidade da UIPA. O dinheiro que a Prefeitura dá não está se revertendo para a boa saúde e bem estar desses animais. Ao longo dos anos vejo que nada melhorou”, avaliou a vereadora.

Porém, os outros parlamentares, após a discussão entenderam que o correto era autorizar a doação da verba. “Eu gostaria de explicar, já tivemos uma audiência para discutir a lei local (ligadas ao tratamento, fiscalização, violência animal, etc). Mas não tiro razão da senhora (vereadora Sônia), há muitas críticas em relação à UIPA, mas a minha preocupação maior é que talvez a falta desse dinheiro, se não for aprovado, piore ainda mais a situação”, afirmou o presidente Manoel Marques (PV).

Para obter a verba a Ong apresentou uma proposta de trabalho ao Executivo. Após a administração estar de acordo com o plano enviou projeto à Câmara para a aprovação do repasse.

Foto: Assessoria Câmara Municipal

Vereadora questionou sobre prestação de contas da verba repassada