Itapira-SP, Quarta-feira, 18/07/2018

Projeto institui o Dia Municipal de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
20/06/2018

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 19, o Projeto de Lei nº 33/2018, de autoria do vereador Luan Rostirolla, que institui e incluí no calendário oficial do município o Dia Municipal de Conscientização e Orientação do Lúpus Eritematoso Sistêmico e dá outras providências.

De acordo com o projeto, fica instituído no dia dez de maio, já instituído como o Dia Internacional de atenção à pessoa com Lúpus, passando a integrar o calendário oficial do município, com os seguintes objetivos: estimular o interesse da sociedade nas campanhas de divulgação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico - LES; disseminar informações sobre a doença e seus sintomas; sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e apoiem os portadores da moléstia; orientar os portadores da doença para que busquem o tratamento médico adequado.

O lúpus é uma doença crônica autoimune, caracterizada por inflamações na pele, articulações, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões. Não tem causa conhecida e é mais comum em mulheres jovens e em pessoas negras e mestiças. Nessa doença, o corpo produz uma quantidade muito maior de anticorpos e esse desequilíbrio resulta em um mau funcionamento. Dessa forma, a defesa do organismo “ataca” o próprio corpo, podendo atingir qualquer parte do organismo, mas principalmente, atingindo o núcleo das células.

“Lúpus ainda é uma doença sem cura e bastante imprevisível, mas que possui tratamento. Por isso, entendemos ser de extrema importância orientar e conscientizar a população acerca dos cuidados e da necessidade de buscar o tratamento correto”, destacou Luan Rostirolla.