Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Projeto que autoriza R$50 mil para Banda Lira é aprovado - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Projeto que autoriza R$50 mil para Banda Lira é aprovado
18/05/2012

Projeto passou por unanimidade

Os vereadores aprovaram por unanimidade na última sessão, terça-feira, 15, um projeto de lei que autoriza o envio de uma verba de R$50 mil para a Banda Lira, atendendo a uma emenda realizada pelo vereador Luis Henrique Ferrarini (PV). A matéria passou sem discussão entre os vereadores e agora espera a promulgação do Executivo para a liberação do valor.

Durante a tramitação do orçamento de 2012, no final do ano passado, o vereador, realizou a modificação no texto beneficiando o grupo. Segundo o Maestro Maurício Perina, essa ação propiciará a ampliação para uma Banda Sinfônica. Ele e um grupo de músicos acompanharam os trabalhos durante a apreciação em plenário do texto e aprovação da matéria.

Segundo Perina serão comprados nove instrumentos que possibilitarão uma mudança significativa na sonoridade e estrutura instrumental da banda. Serão adquiridas uma unidade de flautim, sax soprano, clarone, trompa sinfônica, vibrafone, dois trombones e dois tímpanos sinfônicos.

O maestro explicou ainda que os novos instrumentos serão utilizados por músicos já presentes na banda. “O que acontecerá é uma adaptação. Já temos a formação sinfônica realizada com outros instrumentos. Porém, agora teremos instrumentos com a sonoridade correta, e os músicos passarão por uma adaptação com os mesmos”, informou.

Perina disse ainda que com esses novos equipamentos a Banda Lira ganha oportunidade de oferecer mais um serviço à população. “Teremos agora a Banda Sinfônica, dedicada a apresentações de alta performance. Porém manteremos a formação tradicional e continuaremos a atender a população em eventos menores que não comportam a formação completa”, enfatizou. A Banda Lira ainda conta com a Banda Escola, Banda Marcial e Fanfarra.

Foto: Zalberto

Integrantes da banda presenciaram votação do projeto