Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Projeto que doa Centro Público de Informática é aprovado - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Projeto que doa Centro Público de Informática é aprovado
25/11/2011

Programa passará a ser de responsabilidade do Executivo e

funcionará no Centro Comunitário de Barão Ataliba Nogueira

A Câmara aprovou por unanimidade na noite de terça-feira (22) o projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que autoriza a doação do Centro Público de Informática Professor Harley Marella para a Prefeitura. O programa, que atualmente é mantido e abrigado na sede do Legislativo, passará para a Secretaria de Promoção Social e deve ser implantado no Centro Comunitário Pedro Sartori no bairro de Barão Ataliba Nogueira.

Segundo o Presidente da Câmara, Manoel Marques (PV), autor da iniciativa de transferir o programa para o Executivo, a desmontagem de toda a infra-estrutura do Centro deverá começar o mais rápido possível. “Já autorizei os funcionários da Casa para que desinstalem os computadores e já entrei em contato com a Promoção Social para realizar a entrega de todo o equipamento. Porém, sobre quando ele começará a funcionar em Barão é uma decisão da Prefeitura. A expectativa é que isso ocorra ainda este ano, mas fica a cargo do Executivo”, analisou Marques.

A idéia de doação do centro ocorreu após o Presidente avaliar a pouca procura pelo serviço na Câmara, e detectar que os computadores e serviços de um centro público de informática poderiam ter mais utilidade em outro ponto da cidade, sobretudo na área social. O objetivo foi acatado pelos outros dois membros da Mesa, Toninho Orcini (PDT) e Luis Hermínio Nicolai (PT).

“O programa não vem angariando usuários e há o risco dos computadores e outros equipamentos de informática se tornarem obsoletos, devido à rapidez que a informática se renova. Como o intuito do projeto é extremamente positivo, e agora será ainda mais abrangente, pois todo cidadão poderá usufruir da sua infra-estrutura (antes o projeto determinava que apenas estudantes da rede pública poderiam ter acesso ao programa) decidimos oferecê-lo para a Promoção Social”, explicou.

Inicialmente o Centro Público de Informática foi inaugurado pela Câmara em dezembro do ano passado, por uma iniciativa do então presidente Paulo Andrade (PSDB). Porém, até novembro de 2011, ou seja, quase um ano após iniciar a sua atividade, o local recebeu apenas algumas visitas segundo a Secretaria da Casa.

O projeto de resolução define vários pontos ligados à transferência do Centro Público para o Poder Executivo, como manter o nome do homenageado, os objetivos e modo de funcionamento do projeto, ser direcionado especificamente para a pasta de Promoção Social, e repassar a responsabilidade de execução e manutenção para a Prefeitura. O Centro Público de informática conta com oito computadores completos, mais um computador para trabalhar como servidor, além de bancada e cadeiras, impressora a laser, softwares devidamente registrados e outros periféricos, que o permite estar pronto para ser colocado em prática em qualquer localidade.

Foto: Zalberto

Centro Público ganhará 'nova casa' em Barão Ataliba Nogueira