Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Relatório de Sindicância no SAAE chega à Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Relatório de Sindicância no SAAE chega à Câmara
11/08/2014

Vereadores tomaram ciência do relatório final na última sessão

O retorno das sessões ordinárias do Legislativo itapirense na última terça-feira, dia 05, foi praticamente dominado pela leitura do relatório final do processo de sindicância que averigua supostos desvios de recursos financeiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapira, o SAAE.

O texto foi lido praticamente na íntegra pelo primeiro secretário e líder do prefeito na Casa, vereador Maurício Cassimiro de Lima (PSDB), e tomou boa parte do Expediente. Segundo a conclusão da sindicância, foram constatadas inúmeras irregularidades no sistema de caixa e recebimento da autarquia, inclusive com indícios de fraudes no mapa de arrecadação, perfazendo um total de R$ 610 mil entre 2008 e o primeiro semestre de 2013. Ainda segundo o relatório, estes valores podem ultrapassar os R$ 2,1 milhões, atualizados pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). As distorções seriam de R$ 1,2 milhão em 2008, R$ 133 mil em 2009, R$ 107 mil em 2010, R$ 88 mil em 2011, R$ 40 mil em 2012 e R$ 29 mil em 2013.

Os nomes apontados pelo relatório como responsáveis pelo desfalque são da ex diretora administrativa Gizelda Maria Tofanello Giório Fróes e o chefe do departamento comercial Alessandro Rodrigues Fróes, ambos servidores de carreira do SAAE. O relatório destaca também a omissão e a suposta responsabilidade dos presidentes que atuaram na autarquia durante este período, Neiroberto Silva e o atual vice prefeito Antônio Eduardo Boretti.