Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Robles comparece à CPI e ratifica informações de outros depoentes - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Robles comparece à CPI e ratifica informações de outros depoentes
27/10/2011

Explicações foram as mesmas dadas por Citrângulo e Pugina

O ex-diretor de pessoal da Prefeitura, Benedito Robles, esteve presente, nesta quinta-feira (26), para depor na reunião da CPI que investiga o aumento de 11% na folha de pagamento do Executivo em 2009. Suas explicações aos questionamentos realizados pelos vereadores foram as mesmas dadas pelos outros depoentes, o Secretário Municipal da Fazenda Hélio Citrângulo e o chefe de documentos do setor de RH, Everton Pugina.

Robles havia sido convocado inicialmente para depor no dia 20 de outubro, porém não compareceu após entregar um documento qual informava que sua presença não era necessária pelo fato de não acrescentar nada às investigações, ratificando as informações já oferecidas. Ele foi convocado novamente e esteve presente. Logo no início da reunião desta quinta-feira, no plenário da Casa, afirmou os mesmos argumentos que seguiram em seu ofício. “Ratifico aqui as informações já prestadas”, disse.

A rápida reunião, com cerca de 30 minutos, ocorreu exatamente neste sentido. Robles foi apresentado pelos vereadores Toninho Orcini (PDT), Mauro Moreno (PTB) e Luis Henrique Ferrarini (PV) às mesmas questões feitas aos outros depoentes. Respondeu da mesma forma e com os mesmos dados, com exceções de algumas perguntas, quais ele afirmava não ter os subsídios necessários em mãos.

Explicou, por exemplo, que o aumento de aproximadamente R$900 mil, entre os meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009 está ligado ao pagamento de férias para funcionários do setor de Educação, incorporação do fundo de pensões na folha e aumento salarial do funcionalismo de 2%. Voltou a explicar que há variações na folha devido a concessão de abono a servidores, assim como reafirmou que em 2009 ocorreu o pagamento de horas extras aos servidores no valor aproximado de R$ 450 mil em três parcelas. Essas informações já haviam sido oferecidas pelos outros dois convocados, Citrângulo e Pugina.

O Presidente da Comissão, Toninho Orcini, afirmou que o próximo passo será a reavaliação de todos os depoimentos, assim como o cruzamento de dados oferecidos pelos depoentes com as informações obtidas pelos vereadores no estudo do material que foi enviado pela Prefeitura.

“Podemos convocar mais alguém, mas por enquanto não vamos falar em nomes. A presença de Robles era muito importante, pelo fato dele ter trabalhado por muitos anos na secretaria (de administração)”, informou o Orcini. Segundo ele, deve haver uma reunião na segunda-feira, com os outros membros da CPI para definir os próximos passos a serem tomados na investigação.

Foto: Assessoria Câmara Municipal

\\\

Benedito respondeu aos questionamento dos vereadores