Itapira-SP, Segunda-feira, 16/07/2018

Saúde consome mais de 30% do orçamento municipal em 2017 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Saúde consome mais de 30% do orçamento municipal em 2017
07/03/2018

A Secretaria Municipal da Saúde prestou contas de seu orçamento na Câmara Municipal, durante a audiência pública na tarde de quarta-feira (22). Os números apresentados à comissão de Finanças e Orçamento foram relativos aos quatro últimos meses do ano passado e também a todo exercício de 2017.

A audiência foi presidida pela vereadora Beth Manoel, e contou com a presença do vereador Mino Nicolai (PSL) e da vereadora Professora Marisol (PSD), integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento, além dos diretores e funcionários da pasta. Segundo o relatório apresentado, em 2017, o município empenhou recursos com a Saúde no valor aproximado de R$ 70,1 milhões.

Desse total, cerca de R$ 50 milhões equivale a recursos do próprio município, sendo aplicado o montante de 31,2% do orçamento municipal na área de saúde, número acima dos 15% determinado pela legislação. O restante, perto de R$ 20 milhões, é proveniente de convênios e transferências do Estado e União. Os valores arrecadados no mesmo período se apresentam aproximadamente iguais.

No 3º quadrimestre, a maior despesa na Saúde foram os vencimentos e vantagens fixas (gasto com pessoal) que foi de R$ 21,5 milhões, seguido por Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica com R$ 16,9 milhões e Material de Consumo com R$ 6,9 milhões.

A audiência foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Saúde, Wagner Lourenço, e explanada pelos técnicos orçamentários da pasta. A presença popular mais uma vez foi diminuta. Ao final da audiência, um relatório pormenorizado foi entregue ao representante e membro da Comissão.