Itapira-SP, Segunda-feira, 18/12/2017

Usuário
Senha

Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2016 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2016
08/07/2016

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal recebeu em audiência pública na tarde desta quinta-feira, 07, a prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao 1º quadrimestre de 2016. Mais uma vez a presença do público foi nula durante a explanação dos técnicos foi praticamente nula.

A audiência foi comandada pelo membro da comissão, vereador Pedro Tadeu Stringuetti (PPS). Por parte da Secretaria da Saúde, estiveram presentes a Sra. Vera Vomero. A demonstração dos números referentes as receitas e despesas dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2016 foram feitas pelo técnico Rodrigo Wandré Luiz Pena, assessorado por Maria Alice.

Segundo os dados apresentados, do total de receitas de impostos, que englobam IPTU, ITBI, IPVA, entre outros tributos, foram arrecadados pelo município R$ 54,4 milhões, sendo aplicados R$ 12,7 milhões, ou seja, 23,39% do total da receita, acima dos 15% previsto em lei. Com relação às receitas oriundas de convênios, transferências e rendimentos, foram arrecadados R$ 4,5 milhões, o que traduz uma queda na arrecadação do município, uma vez que no mesmo período do ano passado foram arrecadados R$ 5,9 milhões.

Já as despesas totais liquidadas se mantiveram na casa dos R$ 21 milhões, tendo sido pago até agora R$ 13,9 milhões. As maiores despesas continuam sendo os vencimentos e vantagens fixas (folha de pagamento) com um gasto de pouco mais de R$ 11 milhões no quadrimestre, seguido por outros serviços de terceiros - Pessoa Jurídica com R$ 4,1 milhões, e material de consumo R$ 2,2 milhões.

Na apuração do percentual gasto com a Saúde do Município no primeiro quadrimestre de 2016, como já dito anteriormente, houve uma receita de impostos de R$ 54,4 milhões e uma despesa própria com a saúde de R$ 14,1 milhões, além de R$ 12,3 milhões custeados com recursos de convênios com os governos estadual e federal, perfazendo uma despesa de R$ 26,4 milhões, equivalente a 25,98% da receita arrecadada.

Ao final da audiência, sem questionamentos, os representantes da pasta passaram às mãos do vereador Dr. Pedro Stringuetti uma cópia detalhada do relatório que permanece à disposição na Casa e se deu por encerrada a audiência pública.