Itapira-SP, Sexta-feira, 21/07/2017

Usuário
Senha

Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2017 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2017
09/06/2017

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal recebeu em audiência pública na tarde do dia 31 de maio, a prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao 1º quadrimestre de 2017. Mais uma vez, a presença do público foi praticamente nula durante a explanação dos técnicos, exceto pela presença do advogado Cristiano Florence.

A audiência foi comandada pela vereadora Beth Manoel (PSDB), membro da comissão de Saúde, até a chegado do presidente Rafael Donizete Lopes (PROS). Por parte da Secretaria da Saúde, estiveram presentes a Sra. Vera Vomero e o Sr. Cláudio Silvestrin. A demonstração dos números referentes as receitas e despesas dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2017 foram feitas pelo técnico Rodrigo Luiz Pena.

Segundo os dados apresentados, do total de receitas de impostos, que englobam IPTU, ITBI, IPVA, entre outros tributos, foram arrecadados pelo município R$ 63,7 milhões, sendo aplicados R$ 14,5 milhões, ou seja, 22,8% do total da receita, acima dos 15% previsto em lei. Com relação às receitas oriundas de convênios, transferências e rendimentos, foram arrecadados R$ 5 milhões, ligeiro aumento na arrecadação, uma vez que no mesmo período do ano passado foram arrecadados R$ 4,5 milhões.

Já as despesas totais para o quadrimestre foram R$ 27,2 milhões, sendo R$ 20,8 milhões liquidados (dívida reconhecida), dos quais R$ 15,5 milhões já foram pagos. As maiores despesas continuam sendo os vencimentos e vantagens fixas (folha de pagamento) com um gasto de pouco mais de R$ 10,3 milhões no quadrimestre, seguido por outros serviços de terceiros - Pessoa Jurídica com R$ 5 milhões, e material de consumo R$ 2,5 milhões.

Na apuração do percentual gasto com a Saúde do Município no primeiro quadrimestre de 2017, como já dito anteriormente, houve uma receita de impostos de R$ 63,7 milhões e uma despesa própria com a saúde de R$ 15,5 milhões, além de R$ 7,1,3 milhões custeados com recursos de convênios com os governos estadual e federal, perfazendo uma despesa de R$ 27 milhões, equivalente a 22,87% da receita arrecadada.

Ao final da audiência, sem questionamentos, os representantes da pasta passaram às mãos da Comissão de Saúde uma cópia detalhada do relatório que permanece à disposição na Casa e se deu por encerrada a audiência pública.