Itapira-SP, Quinta-feira, 19/10/2017

Usuário
Senha

Secretaria de Fazenda presta contas do 2º quadrimestre - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Secretaria de Fazenda presta contas do 2º quadrimestre
03/10/2017

A Secretaria Municipal da Fazenda e a Comissão de Finanças e Orçamento, Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores, realizaram audiência pública na tarde da última sexta-feira, 29, para prestar contas da evolução orçamentária do município no segundo quadrimestre de 2017, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, em conformidade com a Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000.

Na ocasião, os trabalhos ficaram a cargo da vereadora Beth Manoel, nomeada a doc. presidente da comissão, já que o vereador Rafael Donizete Lopes não pode comparecer devido a um compromisso profissional. Já a explanação ficou por conta da equipe técnica da Prefeitura, representada na oportunidade pelo Secretário de Finanças Sr. João Batista Bozzi, indicado pelo prefeito municipal José Natalino Paganini, e pelo técnico Fabiano Luís Rama.

Em números globais, o relatório aponta que o total da receita líquida no período foi de aproximadamente R$ 80,5 milhões, ou seja, 28,33% do orçamento anual, enquanto as despesas somaram R$ 69,9 milhões, perfazendo um superávit de R$ 10,5 milhões. Em termos acumulados até o presente momento, o total das receitas fiscais é de R$ 157,5 milhões, enquanto que o total de despesas fiscais é de R$ 149,7 milhões, perfazendo um resultado primário de R$ 7,7 milhões.

Em termos de aplicação obrigatória, o município vem cumprindo com a lei, aplicando R$ 31,1 milhões em recursos próprios na Educação, o que equivale a 28,91%, acima dos 25% obrigatórios. Da mesma forma na Saúde, onde o município já investiu R$ 31,2 milhões em recursos próprios, ou seja, 29,04% do orçamento, bem acima dos 15% previstos em lei.

Ao final, o Sr. João Batista Bozzi, passou à mão da vereadora o relatório referente ao 2º quadrimestre da gestão fiscal de 2017.