Itapira-SP, Quarta-feira, 21/11/2018

Secretaria de Saúde presta contas do 2º quadrimestre - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Secretaria de Saúde presta contas do 2º quadrimestre
04/10/2017

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal recebeu em audiência pública na tarde do último dia 27, a prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao 2º quadrimestre de 2017. Mais uma vez, a presença do público foi nula durante a explanação dos técnicos, exceto pela presença do advogado Cristiano Florence.

A audiência foi comandada pela vereadora Beth Manoel (PSDB), nomeada a Doc presidente da comissão de Saúde. Por parte da Secretaria de Saúde, estiveram presentes o titular da pasta, o secretário Wagner Lourenço, a Sra. Vera Vômero e o Sr. Cláudio Silvestrin. A demonstração dos números referentes às receitas e despesas dos meses de maio, junho, julho e agosto de 2017 foram feitas pelo técnico Rodrigo Luiz Pena.

Segundo os dados apresentados, do total de receitas de impostos, que englobam IPTU, ITBI, IPVA, entre outros tributos, foram arrecadados pelo município R$ 106,1 milhões, sendo aplicados R$ 29,3 milhões, ou seja, 27,6% do total da receita, acima dos 15% previsto em lei. Com relação às receitas oriundas de convênios, transferências e rendimentos, foram arrecadados R$ 9,6 milhões, ligeiro aumento na arrecadação.

Já as despesas totais para o quadrimestre foram R$ 49,7 milhões, sendo R$ 44,7 milhões liquidados (dívida reconhecida), dos quais R$ 35 milhões já foram pagos. As maiores despesas continuam sendo os vencimentos e vantagens fixas (folha de pagamento) com um gasto de pouco mais de R$ 21,8 milhões no quadrimestre, seguido por outros serviços de terceiros - Pessoa Jurídica com R$ 14,6 milhões, e material de consumo R$ 6,5 milhões.

Na apuração do percentual gasto com a Saúde do Município no primeiro quadrimestre de 2017, como já dito anteriormente, houve uma receita de impostos de R$ 106,1 milhões e uma despesa própria com a saúde de R$ 31,8 milhões, além de R$ 17,8 milhões custeados com recursos de convênios com os governos estadual e federal, perfazendo uma despesa total com a Saúde de R$ 49,7 milhões, equivalente a 30,03% da receita arrecadada.

Ao final da audiência, sem questionamentos, os representantes da pasta passaram às mãos da Comissão de Saúde uma cópia detalhada do relatório que permanece à disposição na Casa e se deu por encerrada a audiência pública.