Itapira-SP, Domingo, 21/10/2018

Secretaria Municipal da Fazenda presta contas do 2º quadrimestre de 2018 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Secretaria Municipal da Fazenda presta contas do 2º quadrimestre de 2018
28/09/2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Itapira, recebeu em audiência pública na noite desta quinta-feira, 27, representantes da Secretaria Municipal da Fazenda para prestar contas da evolução orçamentária do município no segundo quadrimestre de 2018, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, em conformidade com a Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000.

Na ocasião, os trabalhos ficaram a cargo da vereadora Beth Manoel (PSL), presidente da comissão. Já a explanação dos números ficou por conta da equipe técnica da Prefeitura, representada na oportunidade pelo Secretário de Finanças Sr. João Batista Bozzi, indicado pelo prefeito municipal José Natalino Paganini, e pelo técnico João Caetano Neto. Representantes do Sindicato do Servidores Públicos Municipais também estiveram presentes na audiência.

Em números globais, o relatório aponta que o total da receita líquida no período foi de aproximadamente R$ 93,7 milhões, ou seja, 29,4% do orçamento anual, enquanto as despesas somaram R$ 83,8 milhões, perfazendo um superávit de R$ 10 milhões. Em termos acumulados até o presente momento, o total das receitas fiscais é de R$ 180,7 milhões, enquanto que o total de despesas fiscais é de R$ 154,6 milhões, perfazendo um resultado primário de R$ 33,3 milhões.

Em termos de aplicação obrigatória, o município vem cumprindo com a lei, aplicando R$ 32,7 milhões em recursos próprios na Educação, o que equivale a 28,%, acima dos 25% obrigatórios. Ainda de acordo com o relatório apresentado, houve considerável redução na despesa com pessoal, passando dos 51,55% do exercício anterior para 46,99% em agosto, abaixo do limite prudencial que é de 51,3%.

Ao final, o Sr. João Batista Bozzi, passou à mão da vereadora o relatório referente ao 2º quadrimestre da gestão fiscal de 2017.