Itapira-SP, Terça-feira, 15/01/2019

Servidores fazem manifestação na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Servidores fazem manifestação na Câmara
05/05/2011

Em meio ao dissídio, sindicato faz lobby para solicitar apoio dos parlamentares em relação ao aumento salarial da categoria

Um grupo de aproximadamente 100 servidores esteve presente durante a sessão de terça-feira (03), na Câmara Municipal, junto da presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapira, Cristina Helena Gomes, para realizarem uma movimentação visando aumento salarial da categoria.

A solicitação principal foi para que os vereadores intervenham junto da administração para que os trabalhadores sejam contemplados em suas reivindicações. O Presidente da Casa, Manoel Marques (PV), suspendeu os trabalhos e realizou uma reunião com os representantes de vários setores da administração e a presidente da entidade representante de classe.

Vale frisar que o projeto que concede o reajuste salarial ainda não chegou à Câmara, e deve ser apresentado ao Legislativo pelo Executivo ainda em maio, mês do dissídio da categoria.

Após ouvir o apelo do Sindicato, o Presidente e os parlamentares afirmaram para Cristina que a única ação possível sem o texto em tramitação na Casa, seria conversar com o Prefeito Toninho Bellini e Secretários. “Só podemos legislar depois que o projeto estiver aqui (na Câmara). O que podemos fazer é tentar falar com o Prefeito, e do resto, nos cabe esperar o projeto”, enfatizou Marques.

Durante o encontro ele já solicitou ao líder do Prefeito na Casa, Mino Nicolai (PSB), para que agende uma reunião com Bellini com objetivo de que os parlamentares possam apresentar o apoio aos servidores, e analisar também a situação da Prefeitura quanto às finanças e verificar a real possibilidade de aumento salarial.

A presidente do Sindicato enfatizou que entende as limitações do Legislativo neste assunto. “Sabemos até onde a Câmara pode avançar, mas todo ano é a mesma coisa, fizemos as solicitações e sabemos que as receitas do município estão equilibradas. Então pedimos que os vereadores intervenham neste impasse”, frisou.

DATA BASE

Neste ano o Sindicato protocolou pedido de aumento salarial de 8% e o acréscimo de R$65 na cesta básica, que saltaria de R$185 para R$250. A Prefeitura respondeu ao sindicato que poderia dar 6% de aumento e reajustar a cesta para R$210. Porém, segundo Cristina, a administração teria condição de atender aos pedidos na sua totalidade.

“Estas solicitações não fogem da receita do Executivo, sabemos que mesmo com o aumento de 8%, a folha de pagamento da chegaria aos 52% (do total gasto pela municipalidade), o que não estoura o limite prudencial (estipulado pela Lei de responsabilidade fiscal)”, analisou. Durante a reunião ela ainda afirmou que ‘a falta de planejamento da Prefeitura está prejudicando os serviços”, como Saúde educação, segurança, etc.

Para não gerar tumulto a reunião foi realizada em separado, nas fora do plenário, com cerca de dez representantes de setores da administração e todos os vereadores. Após o encontro o Presidente voltou ao plenário transmitiu todo o conteúdo discutido aos manifestantes, que realizaram as reivindicações sem prejudicar o andamento das sessões ou causar algum tipo problema.

Ao final ficou decidido que os vereadores criarão uma comissão para falar com o prefeito sobre o assunto, e depois legislar sobre o projeto que deve chegar à Câmara. “Podemos sim realizar gestão no sentido de que, se havia a previsão do aumento de 8%, o Prefeito terá que explicar, também para a Câmara onde estão os 2% faltantes”, frisou a vereadora Sônia de Fátima Calidone (PT).

Foto: Zalberto

\

Marques (esq) conversa com a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais