Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Sessão solene marca entrega do diploma “Chico Xavier: um homem chamado amor” - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Sessão solene marca entrega do diploma “Chico Xavier: um homem chamado amor”
05/04/2016

A primeira sessão solene do ano Legislativo de 2016 da Câmara de Vereadores de Itapira foi marcada pela entrega do diploma “Chico Xavier: um homem chamado amor”. O evento, realizado em conjunto com o Centro Espírita Perdão, Amor e Caridade, aconteceu no Clube da Saudade de Itapira na noite desta segunda-feira, 04 de abril, e fez parte das comemorações do Mês Municipal Espírita de Itapira, em cumprimento à Lei municipal 4084, alterada pela lei 4.422 de março de 2009, que instituiu o evento no calendário oficial do município.

Ao todo, cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento, entre elas, cerca de 30 portugueses que há dias estão no município com o objetivo de se aprofundar nos estudos da doutrina espírita.

Tradicionalmente, o evento homenageia nomes de relevância por disseminarem a doutrina espírita, seja ela no âmbito local, regional, nacional e desta vez, até mesmo internacional. Este ano, doze pessoas foram homenageadas. Apenas duas não puderam comparecer para receber a honraria, que será entregue pessoalmente por Villar no mês de maio quando estará em visita a Portugal. São eles: José António Cunha Galvão e Enézio de Paulo. No mais, outros dez homenageados foram agraciados com o diploma Chico Xavier: Diana Marina Magalhães Sousa Carvalhais Costeira Roldão; Paulo Alexandre Silveira Costeira Marques da Silva; Isabel Alexandra Marques Madeira; Luís Amadeu da Silva Martins; Lúcia Maria Morais de Azevedo; António Rui de Matos Bizarro de Sousa Moreira; Lina Maria Calheiros Loureiro; Carlos Alberto Neves da Fonseca; Zélia dos Reis Martins e Antônio Carlos de Mendonça Manarin.

Este ano, excepcionalmente, durante a sessão solene foi realizada a outorga de dois títulos de cidadão itapirenses, que homenageou os senhores Arnaldo Carvalhais da Silveira Costeira, líder espírita em Portugal e André Luís Chiarini Villar, vice presidente do Centro Espírita Perdão, Amor e Caridade.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Décio da Rocha Carvalho e contou com a presença dos vereadores Carlos Alberto Sartori, Marcos Paulo da Silva e Pedro Tadeu Stringuetti. O prefeito José Natalino Paganini e sua esposa presidente do Fundo Social de Solidariedade Sônia de Oliveira Marques Paganini, também prestigiaram o evento.

“Através de Vossas Senhorias, prestamos nosso devido reconhecimento e respeito a todos os integrantes da comunidade espírita itapirense e das demais cidades da região, comemorando assim dignamente o mês municipal espírita em Itapira”, destacou Zé Branco.

O prefeito Paganini também fez uso da palavra e enfatizou o caráter voluntário do trabalho desenvolvido pelos chamados espíritas. “É de extrema importância o voluntariado que representa a comunidade espírita, principalmente em Itapira e neste momento que o país atravessa. O que a mão direita dá, a esquerda não precisa ficar sabendo”, resumiu.

Por fim, o homenageado da noite André Villar, recitou uma poesia recitada por Cornélio Procópio quando da outorga do título de cidadão itapirense para Chico Xavier em 24 de outubro de 1974, evento ocorrido no auditório do Instituto Américo Bairral. Por fim, a sessão comemorativa encerrou-se com a apresentação musical de Vicente de Paulo Fernandes da Costa, mais conhecido por Vansan, também representante do movimento espírita.