Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

Sessão solene marca os 500 Anos da Reforma Protestante na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Sessão solene marca os 500 Anos da Reforma Protestante na Câmara
01/11/2017

Cerca de 80 pessoas acompanharam na noite desta terça-feira, dia 31, sessão solene comemorativa aos 500 Anos da Reforma Protestante, realizada pela Câmara de Vereadores de Itapira em conjunto com a Igreja Presbiteriana Central de Itapira.

Na ocasião, diversas autoridades políticas e eclesiásticas estiveram presentes, entre eles o vereador licenciado e Secretário Municipal de Promoção Social e de Cultura e Turismo Tiago Fontolan Batista, o ex vereador Assis Rodrigues Pereira, o reverendo Gerson Braga Pereira, o Presbítero Raílton Rocha Andrade  Júnior, o pastor Edson Elias de Oliveira.  As ausências da noite ficaram por conta do Prefeito José Natalino Paganini e dos vereadores César Augusto da Silva e Dirceu de Oliveira, que justificaram suas ausências.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Rafael Donizete Lopes. “Hoje estamos aqui reunidos mais para ouvir que para falar. Sabemos da importância histórica que teve a Reforma Protestante e seus impactos no mundo moderno”, destacou Lopes. Carlinhos Sartori relembrou as famílias que iniciaram a atuação da Presbiteriana na cidade, bem como os trabalhos desenvolvidos atualmente no Istor Luppi, Jd. Raquel e pelos Samaritanos. “Ao longo destes anos, este trabalho social e espiritual desenvolvido pelos integrantes da Igreja é digno de reconhecimento. Isso faz parte da nossa história, a Igreja Presbiteriana está intimamente ligada à história de Itapira”, lembrou.

A vereadora Beth Manoel, por sua vez, enalteceu a coragem dos reformadores João Calvino e Martinho Lutero. “No centro deste movimento Martinho Lutero redescobre a mensagem do evangelho. Os homens não ganham a salvação fazendo boas obras, mas deus oferece livremente a salvação a todos os que creem em seu filho Jesus Cristo”. A vereadora Professora Marisol disse que neste ano não faltarão discursos quanto à corrupção do clero àquela época e o papel fundamental de Lutero como reformador. “Precisamos entender o legado de um movimento que se tornou tão amplo e importante na definição do mundo como o conhecemos hoje. A reforma esteve inserida em um amplo contexto de mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais que marcaram a ascensão de um novo tempo na Europa. Nós protestantes, agradecemos a Deus pela revelação da palavra e a todos que ficaram firmes na fé”.

O último vereador a fazer uso da palavra foi o presidente da Casa, Maurício Cassimiro de Lima, que lembrou que o evento vem sendo comemorado em todo o país. “Tenho certeza que Calvino e Lutero jamais dimensionaram as proporções que a reforma ganharia ao longo dos séculos. Assim como eles, o Brasil vive um momento que os políticos precisam ter a coragem que eles tiveram um dia para mudar, arregaçar as magas, dizer não à corrupção e tentar criar um país melhor para nos filhos e para todos nós. Vejo que este momento de comemoração da Reforma também é um momento de reflexão para todos nós. Devemos aproveitar os bons exemplos daquilo que aconteceu há 500 anos, o exemplo de gana, raça e idealismo e devemos aplicar isso nos dias de hoje por um país melhor”, finalizou o presidente.

Por fim, foi a vez do reverendo Luiz Fernando dos Santos fazer uso da palavra. “O que nós fazemos aqui, em primeiro lugar, não é canonizar Martinho Lutero e João Calvino. Nós protestantes sabemos que ambos eram homens comuns, absolutamente limitados, passíveis de erros e pecados como todos os homens. Então, quando comemoramos 500 anos da Reforma, nós deveríamos dizer mais do que Deus com sua graça realizou na vida deles, uma teologia de Deus provocando os homens ao novo conhecimento. Não foram os homens que redescobriram alguma coisa ou que procuraram com tal empenho que encontraram, mas antes pelo contrário, eram homens tão perdidos, tão confusos, tão desesperados, que Deus moveu-se para encontrá-los. O cerne da Reforma é Deus antecipando-se em graça para buscar homens que estavam absolutamente perdidos, utilizando-se deles como instrumento para transmitir um novo conhecimento”, concluiu o reverendo.