Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Sessão Solene para entrega do diploma Anna Nery lota Câmara Municipal - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Sessão Solene para entrega do diploma Anna Nery lota Câmara Municipal
23/05/2014

Convidados foram recepcionados no Clube da Saudade

Foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 21, na Câmara de Vereadores, uma sessão solene para outorga do diploma Anna Nery aos profissionais da área da Saúde que se destacaram no biênio 2013/2014, através de parceria com o Sindicato dos Empregados nos Estabelecimentos da Saúde de Campinas e Região (SinSaúde), sub-sede de Itapira.

Ao todo, foram 21 homenageados (ver box) de sete instituições diferentes: Clínica de Repouso Itapira; Fundação Espírita Américo Bairral; Casa de Repouso Allan Kardec; Santa Casa de Misericórdia de Itapira; Hospital Municipal de Itapira; Lar São Vicente de Paulo e Clínica de Repouso Santa Fé.

A condução dos trabalhos ficou a cargo do presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), autor do projeto de Decreto Legislativo que regulamentou a homenagem em 2014. Durante seu discurso, Carlinhos destacou o empenho e a dedicação dos profissionais da área.

“Mais do que merecedores desta homenagem, são todos dignos da nossa eterna gratidão, do nosso respeito e admiração, pela importância e nobreza do trabalho desenvolvido em seus respectivos estabelecimentos da área da Saúde. Por justiça, estendo o devido reconhecimento aos seus familiares, que com amor e compreensão, os apoiam na superação e perfeito cumprimento das complexas tarefas as quais estão sujeitos como profissionais da Saúde na labuta diária pela cura das enfermidades e pela manutenção da vida. A meu ver, os profissionais da Saúde são heróis anônimos”.

E completou: “Agradeço, por fim, na pessoa da presidente do SinSaúde de Itapira, nosso querido Ademir Aparecido Nani, aos seus companheiros de diretoria e demais colaboradores pela parceria com o Legislativo Municipal, que nos permite neste ato reverenciar esta categoria de profissionais competentes, extremamente dedicados e conscientes da importância e da responsabilidade do trabalho que tão bem desempenham em nossa comunidade”, finalizou o presidente.

Na ocasião, também fizeram o uso da palavra o ex vereador e ex presidente do Legislativo, atual presidente do Lar São Vicente de Paulo, Flávio Anízio Pavinatto, além dos vereadores Marcos Paulo da Silva, Rafael Donizete Lopes, Pedro Tadeu Stringuetti, Maurício Cassimiro de Lima e o prefeito José Natalino Paganini, que fez questão de elencar os avanços que o município vem tendo na área.

Anna Néry

Os homenageados com o diploma Anna Nery foram escolhidos pelos próprios colegas de serviço em seus respectivos locais de trabalho pelo desempenho em suas funções nas áreas de Enfermagem, Apoio e Administração.

Após o encerramento dos trabalhos, um coquetel foi servido no Clube da Saudade. A homenagem leva o nome da pioneira da enfermagem no Brasil, a baiana Anna Néry, que após perder seu marido e ter seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai (1864) solicitou ao governo daquele estado acompanhá-los.

Alma generosa que abre mão de seu conforto e tranqüilidade para socorrer milhares de feridos, montando uma enfermaria modelo em Assunção, capital paraguaia, depois de salvar vidas e cicatrizar feridas dos combatentes nas províncias de Corrientes, Salto, Humaitá e Curupaiti, onde os horrores da guerra se multiplicavam atingindo brasileiros e paraguaios.

Confira os homenageados deste ano:

I - Clínica de Repouso Itapira

a) Administração: Sr. Eusébio Fernando de Souza