Itapira-SP, Quarta-feira, 14/11/2018

Sindicato leva pauta de reivindicações à Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Sindicato leva pauta de reivindicações à Câmara
17/04/2013

Categoria solicita apoio do Legislativo em relação ao aumento salarial

\

Um grupo de aproximadamente 80 servidores municipais esteve presente durante a sessão de terça-feira (16), na Câmara Municipal, junto da presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapira, Cristina Helena da Silva Gomes, para realizarem uma movimentação visando o aumento salarial da categoria.

A solicitação principal foi para que os vereadores intervenham junto à administração para que os trabalhadores sejam contemplados em suas reivindicações. O Presidente da Casa, Carlos Alberto Sartori (PSDB), realizou em seu gabinete uma reunião com os representantes de vários setores da administração e a presidente da entidade representante de classe.

Vale frisar que o projeto que concede o reajuste salarial ainda não chegou à Câmara, e deve ser apresentado ao Legislativo pelo Executivo ainda em maio, mês do dissídio da categoria.

\

Após ouvir o apelo do Sindicato, o Presidente e os parlamentares afirmaram para Cristina que a única ação possível sem o texto em tramitação na Casa, seria conversar com o Prefeito José Natalino Paganini e Secretários. “Só podemos legislar depois que o projeto estiver na Câmara. O que nos comprometemos a fazer é falar com o Prefeito sobre a pauta de reivindicações”, enfatizou Sartori.

Durante o encontro ele já solicitou ao líder do Prefeito na Casa, Carlos Aparecido Jamarino (PSC), para que agende uma reunião com Paganini com objetivo de que os parlamentares possam apresentar o apoio aos servidores, e analisar também a situação da Prefeitura quanto às finanças e verificar a real possibilidade de aumento salarial.

A presidente do Sindicato enfatizou que entende as limitações do Legislativo neste assunto. “Sabemos até onde a Câmara pode avançar, mas todo ano é a mesma coisa, fizemos as solicitações e sabemos que as receitas do município estão equilibradas. A prefeitura tem margem suficiente para atender as reivindicações da categoria. Então pedimos que os vereadores intervenham junto ao Executivo”, frisou.

DATA BASE

\

Neste ano o Sindicato protocolou pedido de aumento salarial de 10% e a reposição das perdas salariais de 20,65% nos próximos quatro anos. Além disso, solicita o reajuste do ticket alimentação dos atuais R$ 230,00 para R$ 300,00. Na mesma linha, o sindicato solicita ainda o reajuste do salário família no mesmo percentual a ser concedido ao salário base, além de um abono assiduidade de R$ 100,00.

“Estas solicitações não fogem da receita do Executivo, sabemos que mesmo com o aumento de 10%, a folha de pagamento não chegaria aos 52% (do total gasto pela municipalidade), o que não estoura o limite estipulado pela Lei de responsabilidade fiscal”, analisou. Durante a reunião ela ainda afirmou que ‘a falta de planejamento da Prefeitura está prejudicando os serviços”, principalmente em relação ao plano de carreira e à saúde do trabalhador itapirense.

Ao final, ficou decidido que os vereadores tentarão criar uma rodada de discussões que envolvam o prefeito municipal, secretários, vereadores e representantes do sindicato para tratar do assunto.