Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Situação domina comissões da Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Situação domina comissões da Câmara
10/02/2012

Eleição entre vereadores gerou discussão e desagrado entre parlamentares

As comissões da Câmara Municipal foram formadas na primeira sessão ordinária de 2012, que ocorreu na terça-feira (07), na sede do Legislativo. Diferente da votação de 2011, quando a escolha dos membros ocorreu por um acordo e agradou todos os parlamentares, em 2012, a votação foi mais tensa e voltada ao clima político que envolve a cidade na pré-eleição municipal.

Os membros da bancada que dá sustentação ao Prefeito Toninho Bellini (PV) dominaram os três grupos que analisam as propostas de lei e outros projetos antes de serem votadas em plenário. Os vereadores Cleber Borges (PPL), Luis Henrique Ferrarini (PV), Luis Hermínio Nicolai (PT), Mauro Antônio Moreno (PTB) e Toninho Orcini (PDT) votaram sempre entre si e se dividiram entre as comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Obras e Serviços Públicos (ver Box com as formações completas).  Os presidentes foram escolhidos na primeira reunião, na quinta-feira (09), em acordo entre os vereadores.

A votação foi aberta e nominal. Os cinco parlamentares da situação sempre obtiveram cinco votos cada, vencendo a oposição, que tinha sempre um candidato com quatro votos, quantia que não era suficiente para eleger um membro. Desta maneira, Carlos Alberto Sartori (PSDB), Décio da Rocha Carvalho (PSB), Rodnei Semolini (PSDB) e Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT) ficaram de fora das comissões.

Nicolai, líder do prefeito na Casa, fez questão de afirmar na tribuna da Câmara que a votação para as comissões ocorreu sim em acordo, e foi trabalhada antes, durante uma reunião na sala da presidência, com objetivo único e claro de eleger apenas membros que encampam o grupo situacionista.  “Quem orquestrou tudo fui eu. Se eu puder vou fazer as três comissões, do jeito que for melhor para nossa situação, porque o Prefeito não vai poder contar com certos votos aqui”, afirmou.

O ocorrido não agradou a vereadora Sônia Calidone, que apesar de ser do Partido dos Trabalhadores (que dá sustentação à Bellini) e também contrária ao grupo alinhado ao Deputado Barros Munhoz (PSDB), se posiciona como oposicionista na Casa.    “Todas as comissões serão chapa branca, ligada à prefeitura. Qual o problema de uma pessoa da oposição compor uma das comissões. Fica registrado aqui meu repúdio”, disse ainda no pequeno expediente, espaço dedicado aos discursos. Segundo a parlamentar a ação pode ser caracterizada como anti-democrática.

Apesar do descontentamento da parlamentar o vereador Toninho Orcini (PDT) fez questão de lembrar a vereadora que o mesmo ocorreu em 2005, porém na época a situação foi favorável a ela. “Eu saio daqui tranqüilo, numa mesma sessão desta, em fevereiro de 2005, nós saímos daqui sem nenhuma comissão. Vocês tinham ganhado (a presidência) com o Flávio (Pavinatto, ex-presidente da Casa) e fizeram uma manobra. Nós ficamos sem nenhuma comissão. Então hoje não tem direito de falar o que vossa Excelência está falando”, frisou Orcini, que na época era oposição á Bellini, e já Sônia representava o governo qual hoje se tornou opositora.

Foto: Assessoria Câmara Municipal

Veradora debateu assunto com os vereadores situacionistas

__________________________________________________________________________________

Confira os membros das comissões permanentes