Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Skatistas realizam manifestação na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Skatistas realizam manifestação na Câmara
16/02/2012

Foto: Assessoria Câmara Municipal

\

Vereador Cleber Borges (PPL) discursa enquanto atletas mostram cartazes reivindicando melhoras

Objetivo é ação de melhorias na pista de esportes radicais

Os atletas praticantes de skate lotaram o plenário da Câmara na sessão de terça-feira (14). O objetivo principal do grupo, formado por cerca de 70 esportistas, foi reivindicar reformas e melhorias na pista de esportes radicais José Carlos Sievi, localizada no bairro Penha do Rio do Peixe.

Ao final conseguiram o apoio dos parlamentares que se comprometeram em interceder junto do poder Executivo para que as ações de reforma na pista ocorram de maneira rápida e o local ganhe várias melhorias, como manutenção no piso, na iluminação, segurança, e infra-estrutura em geral.

Manifestante durante sessão\Os manifestantes, segurando cartazes expressando a necessidade da obra e enfatizando a importância do esporte, foram recebidos na Casa e acompanharam boa parte da sessão até a votação de duas matérias ligadas ao assunto. Uma indicação atendendo aos pedidos e solicitando ao prefeito Toninho Bellini (PV) todas as reformas necessárias, foi aprovada por unanimidade. Da mesma maneira um requerimento congratulando o atleta Bruno Bello pela sua conquista do 4º lugar do ranking de esportes radicais, modalidade Skate passou em plenário.

A autoria de ambas as matérias é do vereador Cleber Borges (PPL). O parlamentar defendeu a idéia e explicou a situação em que se encontra a pista na encosta do Penhão. “Quero parabenizá-los pela manifestação pacífica que vocês estão realizando. Não fujo da responsabilidade como vereador de ser um fiscalizador. Há tempos que vem ocorrendo esses problemas. Eu estive lá (na pista) e tudo que está na indicação está acontecendo. Seria leviano de minha parte transferir o problema. A culpa é do poder Executivo, mas é sim também a nossa responsabilidade de fiscalizar e trazer as reivindicações de nossa população”, afirmou o parlamentar.

Ele ainda pediu uma palavra do líder do Prefeito na Casa, Luis Hermínio Nicolai (PT), para que o mesmo se comprometesse publicamente em falar com Bellini sobre o assunto. “O compromisso já fica aqui feito. Temos (os vereadores da situação) agendada uma reunião, quinta-feira, onde levaremos algumas reivindicações para os secretários. A manifestação veio na hora certa, e vamos encaminhar junto aos requerimentos. Esperamos que os pedidos sejam atendidos” confirmou o petista.

Para o skatista Jean Jorge dos Santos, o saldo da manifestação pacífica foi positivo. “Ela (a pista) está abandonada há aproximadamente dois anos. Viemos até aqui esperando agilizar as melhorias. É o que esperamos”, afirmou após ser questionado se sentia um resultado prático após a participação da sessão. O atleta disse ainda que os próprios usuários do local realizam manutenções simples, como arrumar alguns buracos no piso, manter o espaço limpo, e outras situações. “Entre praticantes de In line, bike e skate são aproximadamente uns 200 atletas que utilizam o local freqüentemente”, calculou Santos.

NECESSIDADES

A indicação aprovada por unanimidade na Câmara aponta diversas necessidades na pista de esportes radicais. O documento mostra que é preciso a manutenção correta do piso, pois recentemente os buracos foram tapados com cimento pela administração municipal, e o certo é com material de massa plástica ou granilite.

O referido local necessita ainda de melhorias na área de iluminação e segurança, colocando lâmpadas para que o espaço fique mais iluminado, propiciando ainda a utilização da pista no período noturno. Infelizmente o espaço, por ser escuro, se tornou um ponto de usuários de drogas, o que certamente implica em aumento de violência. Seria necessário ainda a aplicação de lixeiras, instalação de banheiros, arquibancadas e coberturas, inicialmente para abrigar visitantes e pais de atletas, tela de segurança para garantir que apenas esportistas se utilizem do local - não outros cidadãos que acabam indo até o local para beberem e usarem drogas, e, se possível uma ampliação do local, pois em oito anos os esportes radicais ganharam mais adeptos e a pista tem se tornado pequena para receber o número de atletas”, destaca o texto.